English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sábado, 23 de abril de 2011

AVULSO - CEUCI DE LIMA XAVIER NUNES (CEUCI NUNES)

CEUCI NUNES


 
 
Geraldo Leite


Graduada em Medicina, em 1985, pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Residência em Clínica Médica, com especialização em Doenças Infecciosas e Parasitárias, de 1987 a 1989. Mestrado, em Clínica Médica, ênfase em Doenças Infecciosas e Parasitárias, na Faculdade de Medicina da Universidade da Bahia, de 1992 a 1997. Doutorado, em Clínica Médica, ênfase em Doenças Infecciosas e Parasitárias, na mesma universidade, de 1999 a 2004.
Cursos de especialização:  em Medicina Tropical, no Instituto de Medicina Tropical de São Paulo; Clinical Research Workshop, na Califórnia University, Estados Unidos.
Infectologista, preceptor dos programas de Residência Médica dos Hospitais Couto Maia e Santo Antônio (Obras Sociais Irmã Dulce).
Professora adjunta de Biosegurança e Clínica Médica, da Escola de Medicina e Saúde Pública.
Diretora do Hospital Couto Maia, desde 15 de janeiro de 2007. Em seu discurso de posse, Ceuci Nunes considerou que, para o Hospital Couto Maia prestar assistência de qualidade e oferecer conforto mínimo aos pacientes, necessitaria adequar a estrutura secular aos avanços técnicos da medicina e modernizar sua instalações. E completou: “Precisamos avançar muito para que o serviço de apoio diagnóstico seja oferecido a todos que dele necessitam de forma ágil, diminuindo o sofrimento das pessoas e o custo de hospitalização, com consequente redução do tempo de permanência”
Artigos completos, publicados em periódicos, oito. Livros publicados, um. Capítulos de livros, publicados, três. Resumos publicados em anais de congressos, três. Participação em bancas examinadoras de mestrado, cinco. Participação em bancas examinadoras de doutorado, uma.

FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
Ceuci de Lima Xavier Nunes – Disponivel em http://busctextual.cnpq.br/ buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4791055T2. Acesso  em  29  de janeiro de 2009.

================

DENGUE


Dengue pode ser confundida com outras viroses no início da infecção, afirma a Dra. Ceuci Nunes, Diretora do Hospital Couto Maia
HOSPITAL COUTO MAIA, SALVADOR, BAHIA





Aos primeiros sinais de febre e dor no corpo, o impulso inicial de muitas pessoas é procurar atendimento médico, principalmente depois que as manchetes sobre o aumento nos casos de dengue passaram a dominar os noticiários.

Apesar de a precaução ser sempre importante, os médicos recomendam que as pessoas esperem ao menos 48 horas após a aparição dos primeiros sintomas para procurar atendimento. No entanto, caso haja sinais da forma grave da doença, o médico deve ser visitado imediatamente. “Algumas viroses melhoram nesse período [de 48 horas], e nas primeiras 12 horas de febre os exames não irão apresentar diferenças significativas”, explica a médica infectologista Ceuci Nunes, diretora do Hospital Couto Maia, que é referência estadual em doenças infecto- contagiosas.

“Mas se a pessoa já tem o diagnóstico, e se tiver algum sinal de alerta, deve vir de imediato para a unidade de saúde, que não precisa ser necessariamente um hospital”, alerta Ceuci. Os primeiros sintomas da dengue são semelhantes aos da maioria das viroses, como febre e dor no corpo. “O principal ponto para diferenciar a dengue é a presença de febre por mais de três dias, além de dor atrás dos olhos, fadiga muscular e dor nas articulações”, aponta a coordenadora do Plano de Contingência da Dengue em Salvador, Lucélia Magalhães.

Outros sintomas como dor de garganta, coriza, tosse seca e espirros não estão presentes nos casos de dengue. Lucélia alerta ainda que sintomas como náusea, dor abdominal e vômito são indícios de que pode se tratar de um caso grave da doença, quando é preciso procurar um médico imediatamente.

Mesmo nos casos clássicos de dengue (quando a doença não evolui para uma forma grave), o paciente deve voltar diariamente à unidade de saúde para que o médico possa fazer o acompanhamento, e encaminhar o doente para um hospital caso o quadro se agrave. O risco de desenvolver o tipo grave da doença ocorre quando se é infectado pela segunda vez, por um tipo diferente do vírus, o que provoca uma reação exacerbada do sistema imunológico e pode causar o tipo hemorrágico.

Sintomas
-  Febre
-  Dor atrás dos olhos e nas articulações
-  Sensação de cansaço e fadiga muscular

Tipo Grave
- Dor abdominal intensa e contínua
- Vômitos persistentes
- Sangramentos
- Manchas vermelhas na pele
- Redução no volume da urina

Cuidados
- Hidratação: a hidratação é importante para evitar a evolução do caso para o tipo grave da doença.
- Atendimento: caso apresente algum sinal de dengue grave, o médico deve ser procurado imediatamente.
- Medicação: devido ao risco de desenvolver a forma hemorrágica da doença, os pacientes com dengue devem evitar medicamentos que atrapalham a coagulação sanguínea, como as que contêm o ácido acetilsalicílico. É o caso da aspirina e do AAS. Não há restrições para analgésicos e antipiréticos como dipirona e paracetamol.

(Reportagem publicada na edição impressa do CORREIO DA BAHIA,  de 4 de março de 2009)



























Nenhum comentário:

Postar um comentário