English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sábado, 23 de abril de 2011

AVULSO- EDGAR MARCELINO DE CARVALHO FILHO

EDGAR MARCELINO DE CARVALHO FILHO
(EDGAR MARCELINO)

EDGAR MARCELINO



Geraldo Leite




Nasceu em Salvador, Bahia, a 24 de maio de 1950.
Em 1968, ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, pela qual foi graduado em 1973.
Residência Médica, na mesma faculdade. Especialização em Reumatologia e Imunologia, pela University of Virginnia (1977-1979), quando teve oportunidade de estagiar no Serviço de Imunologia do Professor Edward Hook. Mestrado em Medicina, pela Universidade Federal da Bahia (1974-1977). Doutorado em Medicina, pela mesma universidade (1985-1986). Pós-doutorado pela Corneil Universsity (1990-1991). Livre-docente, pela Universidade Federal da Bahia (1987).
Na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, teve a seguinte progressão: Professor assistente (1981-1986), Professor adjunto (1986-1999) e Professor titular de Clínica Médica (2008).
É Professor adjunto da Escola de Medicina e Saúde Pública (Salvador, Ba), Professor visitante do Medical College of Pensylvannia e da Corneil University Medical College, nos Estados Unidos.
Membro do corpo editorial  do Plos Neglected Tropical Diseases e do Case Reports in Medicine.
Foi presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia (1990).
Possui os seguintes prêmios e títulos: Prêmio Sendas de Saúde, Imunologia das Doenças Parasitárias (1993); Grande Honra ao Médico, da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (1995); Membro do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Imunologia (1995); Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, Ministério da Ciência e Tecnologia (2005); NIHAABR Advisory Board, National Institute of Health (2005); Membro do Editorial Advisory Board, do The Journal of Infections Diseases (2006);  Prêmio Análise Medicina, Análise Editorial (2008) e Prêmio Pirajá da Silva, Ministério da Saúde (2008).
É Chefe do Serviço de Imunologia do Hospital Universitário Prof. Edgard Santos, da UFBa, membro da Academia de Medicina da Bahia, da Academia Brasileira de Ciências, da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e inúmeras instituições científicas e culturais.
Artigos completos, publicados em periódicos, duzentos e trinta. Capítulos de livros, publicados, dezoito. Trabalhos completos, publicados em anais de congressos, dois. Resumos, publicados em anais de congressos, duzentos e oitenta e nove. Apresentação de trabalhos, trinta. Participação em bancas examinadores de mestrado, sete. Participação em bancas examinadoras de doutorado, dezessete. Qualificação de doutorado, quatro. Participação em bancas de comissões julgadoras para Professor titular, uma. Participação em bancas examinadoras de Livre-docência, três. Participação em eventos na área de sua especialidade, cento e cinqüenta e oito.


FONTES BIBLIOGRÁFICAS.
Rocha, Heonir- Saudação aos doutores Edgar Marcelino de Carvalho Filho e Manoel Barral Netto. Anais da Academia de Medicina da Bahia,
Volume X, dezembro, 1994.
Edgar Marcelino de Carvalho Filho – Disponível http://buscatextual.cnpq.br.busctextual/visualizacv.jsp?id=K4788868E5 .  Acesso em 11 de fevereiro de  2009.


==============================

ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS

Edgar Marcelino de Carvalho Filho 
EDGAR MARCELINO DE CARVALHO FILHO


 
Id
1003
Nome Científico
Carvalho, E. M.
E-mail
edgar@ufba.br; imuno@ufba.br
Profissão
Médico
Área de Especialização
Ciências da Saúde
Categoria
Titular
Data de ingresso na ABC
03/06/2002
Nascimento
Data
24/05/1950
Cidade
Salvador
Estado/Província
Bahia , BA
Endereço
Av. Santa Luzia, 149 Ed. Bosque Itália - apto. 601
Brotas - Salvador - BA - 40295050 - Brasil
Sub-Área
Imunologia
Médicas
Parasitologia
Pesquisas
Imunologia da leishmaniose tegumentar.
Aspectos clínicos e terapêuticos da leishmaniose tegumentar.
História natural e resposta imune na infecção pelo HTLV-1.
Associação entre infecção pelo HTLV-1 e helmintíases.
Imunomodulação na esquistossomose.
Títulos
Médico - Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, FM/UFBA - 1973
Mestre - UFBA - 1977
Especialista - Universidade de Virginia, USA - 1979
Professor colaborador - FM/UFBA - 1980 a 1981
Professor assistente - FM/UFBA - 1981 a 1986
Doutor - FM/UFBA - 1986
Professor adjunto - FM/UFBA - 1986 a 1999
Professor adjunto - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - 1986 a 2001
Livre-docente - FM/UFBA - 1987
Pós-doutor (Imunologia) - Cornell University Medical College, NY, USA - 1990/1991
Professor adjunto associado - Medical College of Pensylvannia, USA - desde 1992
Professor adjunto associado - Cornell University Medical College, USA - desde 1998
Professor titular (Clínica Médica) - FM/UFBA - desde 1999
Professor titular (Imunologia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - desde 2002

Biografia
Edgar Marcelino de Carvalho Filho nasceu em Salvador, Bahia, em 24 de maio de 1950. Seus pais, Edgar Marcelino de Carvalho e Valdemira Silva de Carvalho, eram professores, exerciam atividades docentes e se constituíram um exemplo e um estímulo para o filho. O curso secundário foi realizado no Colégio Aplicação da Universidade Federal da Bahia, uma das melhores escolas de Salvador e reconhecida como formadora de líderes estudantis. O interesse pela medicina e pelo ensino vem desde a infância e adolescência e o interesse pela pesquisa, durante o curso médico na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia. Após a graduação em 1973 fez residência e mestrado em Medicina Interna e em 1977 realizou fellowship na área de Imunologia e Reumatologia na Universidade de Virgínia. A tese de mestrado intitulada "Pacientes com Bacteremia em estrongiloidíase grave. Importância do verme como veículo ou agente sinergista de infecção bacteriana" foi orientada pelo Professor Heonir Rocha, pesquisador que também orientou diversos trabalhos científicos no início da carreira.
O treinamento em Imunologia na Universidade de Virginia foi realizado com o Dr. David Horowitz, tendo sido não só proveitoso com relação à aprendizagem de técnicas em imunologia como profícuo em relação à produtividade científica. Neste período foram publicados três manuscritos no J. Immunol. e um no Clin. Exp. Immunol.. A imunologia ainda não existia na Bahia quando do seu retorno em 1979, ocasião em que criou o Laboratório em Pesquisa em Imunologia, que posteriormente foi elevado à categoria de Serviço de Imunologia. Foi nesta época que começou o interesse pela leishmaniose, doença que juntamente com a esquistossomose e a estrongiloidíase se constituem nas principais linhas de pesquisa do Serviço de Imunologia.
Defendeu o doutorado em 1986 com a tese "Imunidade celular na leishmaniose visceral", ocasião em que tornou-se Professor adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia. Coordenou por quatro anos o curso de Pós-Graduação em Medicina Interna da Universidade Federal da Bahia e coordena até o momento (2002) as atividades de mestrado e doutorado na área de Imunologia Clínica. Já orientou 17 teses de mestrado e 8 de doutorado e no momento 2 mestrandos e 7 doutorandos estão sob sua orientação. As principais linhas de pesquisa são Imunologia da Leishmaniose Visceral e Tegumentar, Imunoterapia em Doenças Infecciosas, Imunoregulação na Esquistossomose Mansônica e Aspectos Clínicos e Imunológicos da Associação entre HTLV-1 e Estrongiloidíase. Já foi membro do corpo editorial do Brazilian Journal of Medicine and Biological Research e é Editor adjunto da Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. É membro da Sociedade Brasileira de Imunologia, órgão que presidiu entre 1989 e 1991, da American Association of Immunologists, da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e da American Journal of Tropical Medicine and Hygiene.
Comissões
Consultor ad hoc - CNPq.
Membro do Comitê Assessor - CNPq.
Participações
Sociedade Brasileira de Imunologia.
Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.
Associação Médica Brasileira.
American Association of Immunologists.
American Society of Tropical Medicine and Hygiene.
Posições
Presidente
Sociedade Brasileira de Imunologiajan/1989 - jan/1991
Coordenador de Pós-graduação (Medicina e Saúde)
Universidade Federal do Amazonas
jan/1983 - jan/1987
Prêmios
Condecorações
Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico - Presidente da República do Brasil - mar/2005
Medalhas
Medalha Thomé de Souza - Câmara Municipal de Salvador - 2004
Prêmios
Prêmio Sendas de Saúde (1º lugar no Concurso "Imunologia das Doenças Parasitárias") - Casas Sendas - 1993
Grande Honra ao Médico - Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Medicina da Bahia - 1995
Publicações Selecionadas
RIBEIRO DE JESUS, A. , SILVA, A. , SANTANA, L. B. , MAGALHÃES, A. , JESUS, A. A. , ALMEIDA, R. P. , RÊGO, M. A. V. , BURATTINI, M. N. , PEARCE, E. J. and CARVALHO, E. M. . Pathogenesis of acute schistosomiasis. Journal of Infectious Diseases. , in press . p. -
CARVALHO, E. M. , BACELLAR, O. , BROWNELL, C. , RÉGIS, T. , COFFMAN, R. L. and REED, S. G. 1994 . Restoration of IFN-g production and lymphocyte proliferation in visceral leishmaniasis. J. Immunol. vol. 152 , p. 5949 - 5956
ALMEIDA, R. , D'OLIVEIRA JR., A. , MACHADO, P. , BACELLAR, O. , KO, A. J. , RIBEIRO DE JESUS, A. , MOBASHERY, N. , SANTOS, J. B. and CARVALHO, E. M. 1999 . Randomized, double-blind study of stibogluconate plus human Granulocyte Macrophage Colony-Stimulating Factor versus stibogluconate alone in treatment of cutaneous leishmaniasis. Journal of Infectious Diseases. vol. 180 , p. 1735 - 1737
ROCHA, P. N. , ALMEIDA, R. P. , BACELLAR, O. , RIBEIRO DE JESUS, A. , CORREIA FILHO, D. , CRUZ FILHO, A. , BARRAL, A. , COFFMAN, R. L. and CARVALHO, E. M. 1999 . Down regulation of Th1 type of response in early human american cutaneous leishmaniasis. Journal of Infectious Diseases. vol. 180 , p. 1731 - 1734
PORTO, A. F. , NEVA, F. A. , BITTENCOURT, H. , LISBOA, W. , THOMPSON, R. , ALCÂNTARA, L. and CARVALHO, E. M. 2001 . HTLV-1 decreases Th2 type of immune response in patients with strongyloidiasis. Parasite Immunology. vol. 23 , p. 503 - 507
LESSA, H. A. , MACHADO, P. , LIMA, F. , CRUZ, A. A. , BACELLAR, O. , GUERREIRO, J. and CARVALHO, E. M. 2001 . Sucessful tratment of refractory mucosal leishmaniasis with pentoxifylline plus antimony. American Journal of Tropical Medicine and Hygiene. vol. 65 , p. 87 - 89



UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA E SAÚDE








Nenhum comentário:

Postar um comentário