English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sexta-feira, 29 de abril de 2011

AVULSO- GUILHERME SÓSTENES DA COSTA MONTAL

 
HOSPITAL SÃO RAFAEL
SALVADOR, BAHIA



*

Ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Medicina, pela qual foi diplomado em 1982.
É pós-graduado em Pneumologia pela mesma universidade e em broncoscopia pelo Brompton Hospital (de Londres) e pelo Hospital Universitário de Barcelona.
É preceptor do programa de pós graduação em pneumologia, na Universidade Federal da Bahia.
Sua bibliografia inclui 55 trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais e 22 artigos publicados em revistas indexadas.
Coordena o Serviço de Pneumologia do Hospital São Rafael o qual atende pacientes com patologia pulmonar, quer a nível ambulatorial, quer a nível de internamento e cirurgia.
O Serviço é o único no norte e nordeste em condições de operar com pletismógrafo aclopado, sendo considerado referência para a região., Também realiza boncoscopias intervencionistas para retirada de tumores, colocação de prótese nas vias aéreas, além de outros procedimentos de igual complexidade.
A área de Medicina do Sono do referido Serviço é, de igual modo, considerada de alto padrão, sendo o único Serviço, na Bahia, em condições de utilizar polissonógrafos com capnógrafos e EEG acoplados.

FONTE BIBLIOGRÁFICA:
Guilherme Sóstenes Guanais. Disponível em http://www.anuari
idesaude.coj.br/medico_detalhes.asp?id=22. Acesso e m 11 de maior de 2009.

 =================

 

 

 




 





































































































































Dr. Guilherme Montal coordena, atualmente, o Serviço de Pneumologia do Hospital São Rafael, que atende a pacientes com doenças pulmonares em níveis de emergência, ambulatorial, internamento e cirurgia. O serviço está dividido em cinco setores: o Setor de Função Pulmonar permite uma avaliação funcional completa dos pacientes com doenças pulmonares. No Norte–Nordeste é o único com um equipamento que contém um pletismógrafo acoplado, permitindo maior precisão nos resultados; no Setor de Broncoscopia, realizam-se as broncoscopias diagnósticas e terapêuticas. O Setor também é o único no Norte–Nordeste a realizar broncoscopias intervensionistas para retirada de tumores, colocação de próteses na via aérea e outros procedimentos, por via endoscópica, sem necessidade de cirurgias convencionais; a reabilitação pulmonar é um serviço essencial para recuperação, em todos os níveis (funcional, psicológico, fisioterápico e nutricional), dos pacientes com enfisema pulmonar e bronquite crônica, oferecido apenas pelo HSR na Bahia; a área de Medicina do Sono é uma das mais completas do país, única na Bahia a utilizar polissonógrafos com capnógrafos e EEG acoplados, que permitem melhor monitorização dos pacientes e diagnóstico preciso dos distúrbios respiratórios e neurológicos relacionados ao sono; nos Ambulatórios, cuidam-se dos pacientes com doenças do aparelho respiratório em geral, mas, devido à sua importância, existem alguns ambulatórios específicos para determinadas patologias, como asma, enfisema e doenças intersticiais pulmonares. Com uma equipe integrada, todos com pós-graduação em Pneumologia, e recursos de última geração, o Serviço de Pneumologia trata seus pacientes de forma humana e comprometida, seguindo a filosofia do Hospital São Rafael. O núcleo preocupa-se, ainda, em promover o ensino da pneumologia com alta qualidade para residentes e internos. A constante atualização de seu corpo médico, bem como a realização de pesquisas na área das doenças pulmonares, é importante indicador da excelência do serviço.
Dr. Guilherne Mointal é pós-graduado em Pneumologia pela Universidade Federal da Bahia e preceptor do Programa de Pós-Graduação possui pós-graduação em Broncoscopia pelo Brompton Hospital de Londres e pelo Hospital Univesitário de Barcelona.
É autor de 55 trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais e 22 artigos publicados em revistas indexadas







Nenhum comentário:

Postar um comentário