English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

segunda-feira, 2 de maio de 2011

310- JOÃO DE OLIVEIRA CAMPOS

PREFEITURA MUNICIPAL
FEIRA DE SANTANA, BAHIA

*

Nasceu em Irará, no dia 17 de junho de 1904, sendo seus pais Elpídio Marques de Oliveira e Hercília de Lima Campos.
Em 1923, ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, pela qual recebeu o grau de doutor em Medicina no dia 28 de dezembro de 1928, depois de defender  sua tese inaugural, aprovada com “Distinção”.
Formado, iniciou a vida profissional em Tanquinho de Feira.
“Desde cedo, em sua atividade profissional, o seu espírito de incomensurável generosidade tornou-se evidente. Era o médico que nada negava a ninguém, sempre pronto para qualquer tipo de atendimento, mesmo aqueles mais distantes, perdidos no interior da catinga, cuja viagem era apenas possível “em lombo de jegue” conforme expressão local” (Souza e Azevedo, obra citada).
Sua filha, disse que a maior recordação que guardava de João de Oliveira Campos éra a daquela “quantidade enorme de gente pobre na entrada lá de casa aguardando atendimento médico por meu pai. Enquanto aguardavam recebiam também alimentação dada por minha mãe” (Ibidem).
Seu ideal era a construção de uma maternidade em Tanquinho para atender, de modo especial, a população mais pobre e necessitada. A maternidade, denominada Pró-Mater, foi inaugurada em 18 de dezembro de 1949. Mais tarde, recebeu o nome “Maternidade Dr.  João de Oliveira Campos”.
Anos depois o Dr. João passou a residir em Riachão do Jacuipe, onde foi eleito, quatro vezes,  prefeito municipal.
Em Riachão do Jacuipe  construiu um hospital, ao qual deu o nome de “Adelaide Ribeiro”, então Secretário de Saúde da Bahia.
Homem extremamente dedicado e dadivoso, mereceu o reconhecimento público, tanto em Feira de Santana quanto em Tanquinho e Riachão do Jacuipe.
Recebeu várias homenagens do poder público e dos habitantes dos municípios onde exerceu a profissão.
Faleceu em 18 de junho de 1989.

FONTE BIBLIOGRÁFICA:
Souza e Azevedo, Eliane Elisa – Dr. João de Oliveira Campos. Memória da Academia de Medicina de Feira de Santana. Feira de Santana, 2007.
=====================================

Quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Colégio Estadual João Campos anuncia sua II Semana de Saúde

O Colégio Estadual João Campos realizará entre os dias 05 e 08 de outubro deste, a sua II Semana de Saúde - Modos de Vida Saudáveis. Na programação, dinâmicas, palestras, mesa redonda e debates com a participação de profissionais ligados a área de saúde.

O evento acontecerá entre às 7h30 e 12:00 e de 19:00 às 22:00 horas e visa propiciar ao seu corpo discente e docente, bem como a comunidade em geral, reflexões em torno da necessidade de atitudes e hábitos que garantam a qualidade de vida, observando os aspectos tríplices da saúde: o físico, o psicológico e o social.

O Colégio Estadual João Campos está localizado no município baiano de Riachão do Jacuípe e é uma das 156 unidades escolares sob a jurisdição da DIREC 02.

Nenhum comentário:

Postar um comentário