English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quarta-feira, 29 de junho de 2011

021- SERGIPE: ALFREDO DE ACCIOLY PRADO



*



Nasceu no Engenho Tábua, município de Divina Pastora, Sergipe, em 9 de fevereiro de 1874, sendo seus pais Francisco Lucino do Prado e Maria Accioly do Prado.
Iniciou os estudos em Aracaju, concluíndo-os em Salvador, Bahia.
Matriculou-se na Faculdade de Medicina da Bahia em 1898, inscrevendo-se nos cursos de farmácia e de medicina, tendo concluído o de farmácia.
Faleceu em 1903, quando se encontrava no último ano do curso de medicina.
Aluno brilhante, teve a vida precocemente enterrompida, pelo que não foi possível colher os frutos de sua dedicação à ciência médica.
Além de conhecimentos científicos, era portador de reconhecido cabedal humanístico e literário. Colaborou, como escritor e polemista, nos jornais “O Estado de Sergipe” e “Progresso”, (editados em Maruim) e em jornais de Salvador, e interior da Bahia.
Nos jornais sergipanos, usou o pseudônimo de Teófilo Júnior. Nos jornais da Bahia, adotou o falso nome de Alípio Vidigal.
Consta ter sido o único estudante que pertenceu ao Instituto Histórico e Geográfico da Bahia.
Ao ingressar na Faculdade, foi convidado para colaborar no hebdomadário “O Livro” e nele publicou artigos literários e científicos.
É de sua lavra a monografia sobre a história do município de Divina Pastora, a qual dedicou ao Instituto Histórico e Geográfico da Bahia.
Em 1900, sob o pseudônimo de Estudante Sergipano, publicou  carta aberta ao Dr. Helvécio de Andrade, intitulada “Hereditariedade da Tuberculose”.
Sua tese de doutoramento, sob o nome de “Banhos de mar”, foi concluída poucos dias antes de sua morte mas não foi defendida.

FONTES BIBLIOLGRÁFICAS:
Guaraná, Armínio – Dicionário Bio-bibliográfico de Sergipe.
Rio de Janeiro: Editora Pongetti, 1925.
Santana, Antônio Samarone de & Cols. –Dicionário Biográfico de médicos de Sergipe. Academia Sergipana de Medicina. Aracaju, 2009.



Nenhum comentário:

Postar um comentário