English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quinta-feira, 23 de junho de 2011

406- BAHIA: GUILHERME DE SOUZA RIBEIRO

 
GUILHERME DE SOUZA RIBEIRO

*

Graduado em medicina pela Universidade Federal da Bahia (1996-2002).
Especialização em Residência Médica de Infectologia, pela Universidade Federal de São Paulol (2003-2006).
Mestrado em Epidemiologia, pela Harvard School of Public Health, Estados Unidos (2006-2007).
Doutorado em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa, no Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz, Fundação Oswaldo Cruz, Salvador, Bahia (2006-2008).
Extensão Universitária: Iniciação Científica (Universidade Federal da Bahia, 1999-2002), Harvard School of Public Health, Estados Unidos (2002), Summer Program in Clinical Effectiveness Program, Forgarty International Center, Washington D.C.,Estados Unidos (2008), Uso Racional de Antimicrobianos para Prescritores, Universidade Federal de São Paulo (2008), Forgarty Institute of Clinical Research School Program (2008-2009), Boas Práticas em Pesquisa Clínica, Centro de Pesquisa Clínica da Academia Brasileira de Ensino e Pesquisa em Saúde (2009), Boa Prática Clínica e Consentimento Informativo, Division of Microbiology and Infections Diseases (2011) e Fundamentals of International Clinical Research , Division of Mircobiology and Infections Diseases (2011).
Professor Adjunto e docente permanente de pós-graduação da Universidade Federal da Bahia (disciplinas: Epidemiologia em Saúde Coletiva e Saúde Global).
Pesquisador Colaborador da Fundação Gonçalo Moniz,  Salvador, Bahia.
Preceptor da Residência em Infectologia, Hospital Couto Maia, Salvador, Bahia.
Revisor dos seguintes periódicos:
Plos Neglected Tropical Diseases
Infections Diseases: Research and Treatment
Brazilian Journal of Microbiology

Membro da Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva, da American Society of Tropical Medicine and Hygiene, da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e da Sociedade Brasileira de Infectologia.
Prêmios: Young Investigator Award (2010), Travel Award for the 5th. Meeting of International Leptospirosis Society (2007).
Artigos completes publicados em periódicos, 9. Capítulos de livros: 1. Resumos publicados em anais de congressos, 49. Participação em Bancas Examinadoras de Mestrado, 14. Idem de doutorado, 1. Participação em eventos científicos, 42.

========================

Prêmio Fundação Bunge - Guilherme de Sousa Ribeiro

Isaias Raw e Guilherme de Sousa Ribeiro recebem o Prêmio Bunge

Guilherme de Sousa Ribeiro foi agraciado com o Prêmio Bunge categoria juventude da área Saúde Pública / Medicina Preventiva, segundo anunciado no dia 30 de julho. O Prêmio Senior ficou com o Prof. Isaias Raw.
A premiação de Guilherme causa grande satisfação na FIOCRUZ-Bahia, onde desenvolveu o seu trabalho, com orientação dos Drs. Albert Ko e Mitermayer Reis.
Segundo o site da Fundação:
“O anúncio dos agraciados foi feito ... logo após a reunião do Grande Júri, colegiado formado por representantes de entidades científicas e reitores, realizada tradicionalmente no Tribunal de Justiça de São Paulo.  
O Prêmio Fundação Bunge foi criado há 55 anos para incentivar a inovação nas diversas áreas do conhecimento, que se alternam a cada edição. A categoria “Vida e Obra” reconhece o trabalho de um especialista, cuja carreira já está consolidada na área em que atua e os projetos realizados representam um patrimônio importante para o país. Já a categoria “Juventude” destaca um profissional de até 35 anos, cujo trabalho represente um novo paradigma em sua área. “Nosso objetivo é reconhecer pessoas cujos trabalhos representem um avanço nas ciências”, destaca Ruy Altenfelder, curador do Prêmio Fundação Bunge. 
A cerimônia de premiação será realizada em outubro, na Sala São Paulo. Os agraciados receberão R$ 100 mil cada um (categoria Vida e Obra) e R$ 40 mil (categoria Juventude), além de diplomas e medalhas. No mesmo mês acontece um Seminário Internacional sobre os temas do prêmio deste ano.”
Sobre os premiados na área de saúde a Fundação diz:
Saúde Pública/Medicina Preventiva
Isaias Raw, natural de São Paulo, é formado em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP e doutor em Bioquímica, tornando-se posteriormente Professor Catedrático de Bioquímica da mesma Faculdade. Cientista de valor reconhecido internacionalmente, suas principais contribuições são na área da Bioquímica de Macromoléculas, com ênfase em proteínas. É conhecido também por seus projetos educacionais dirigidos a professores e a alunos, seja no ensino médio ou superior. Foi ele quem criou o Instituto Brasileiro para Educação, Ciência e Cultura, da UNESCO, hoje Fundação Brasileira para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências, de onde nasceram os Clubes de Ciência, as Feiras de Ciências e o concurso Cientista do Amanhã. Isaias também criou e dirigiu o Curso Experimental de Medicina da Faculdade de Medicina da USP e a Fundação Carlos Chagas. Atuou como consultor da Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS e do Banco Mundial para um programa sobre alimentação e qualidade de vida. A partir de 1985, passou a atuar no Instituto Butantan. Ensejou a sua renovação e revitalização e sob a sua liderança implantou-se uma revolução tecnológica na área de produção de vacinas, soros e biofármacos, a destacar as vacinas contra hepatite B, contra raiva em cultura celular, o desenvolvimento da vacina contra dengue tetravalente e, recentemente, a vacina contra influenza A H1N1, em escala capaz de beneficiar inúmeros países. É pesquisador emérito do CNPq e membro titular da Academia Brasileira de Ciências - ABC.
Saúde Pública/Medicina Preventiva - Juventude
Guilherme de Sousa Ribeiro nasceu em Salvador, Bahia, em 1977. É médico formado pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2002), com residência em infectologia pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2006). Possui mestrado em epidemiologia, pela Harvard School of Public Health (2007) e doutorado em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa, pela Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ (2008).  Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC entre 1999 a 2002 e seu projeto resultou em artigo científico publicado no The Journal of Infectious Diseases. O mesmo trabalho recebeu o Kass Award durante o Congresso da Sociedade Americana de Doenças Infecciosas em 2002. Seu estudo de doutorado “Estudo Longitudinal da Leptospirose Urbana” gerou quatro artigos publicados em revistas internacionais. Logo após a conclusão de seu doutorado foi aprovado em 1º lugar no concurso para professor adjunto de epidemiologia da Universidade Federal da Bahia – UFBA, onde atua na área de epidemiologia das doenças transmissíveis. É membro da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e da Sociedade Brasileira de Infectologia.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário