English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sábado, 2 de julho de 2011

HOMENAGEM AO DOIS DE JULHO



MONUMENTO AO 2 DE JULHO
LARGO DOIS DE JULHO, SALVADOR, BAHA



"A LIBERDADE SÓ SE PREPARA COM O SANGUE DOS POVOS, O ESFORÇO DOS HOMENS, O CIMENTO DO TEMPO"

(Fausto Cardoso)




MONUMENTO A FAUSTO CARDOSO
PRAÇA FAUSTO CARDOSO, ARACAJU (SERGIPE)


Fausto Cardoso, político sergipano, foi Deputado Federal durante as legislaturas de 1900 a 1902 e  1906 a 1908. Orador capaz de eletrizar multidões, foi crítico mordaz das oligarguias e intransigente defensor da liberdade.

=========================

MENSAGEM AOS BRASILEIROS
" O jornalista-historiador Laurentino Gomes, em seu livro 1822, ao contrário do sociólogo, ressalva a data magna baiana por ter coroado uma luta que levou ao fracasso o projeto do governo português de usar a Bahia como trampolim para reconquistar o Brasil. E não foi um mera escaramuça. Foi uma guerra. Para se ter uma ideia, o general Madeira de Melo, comandante dos portugueses, ao retornar derrotado para Lisboa, em 1823, ainda levou consigo de 10 mil a 12 mil combatentes.
O objetivo de Portugal era dividir o País, ficando as regiões Sul e Sudeste sob o controle do príncipe regente D. Pedro, e Norte e Nordeste, dos portugueses. A metrópole alimentava a esperança de que, dominada a Bahia, suas tropas atacariam o Rio de Janeiro e dalí partiriam para recuperar as demais províncias".

(Sobral, Newton. Jornal "A TARDE", edição de 30 de junho de 2011,pg. 3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário