quinta-feira, 26 de abril de 2012

Ernane Gusmão na sua biblioteca, em Salvador | Foto: Rejane Carneiro

ERNANE GUSMÃO

*


Nasceu em 1º de junho de 1941, em Pedra Azul, Minas Gerais (antiga Fortaleza de Minas), sendo seus pais Nelson Gusmão Cunha e Alice Antunes Gusmão.
Realizou os primeiros estudos em sua terra natal, completando-os em Vitória da Conquista (Bahia), Juiz de Fora (Minas Gerais) e Teófilo Otoni (Idem).
Cursou os preparatórios no Colégio Nossa Senhora da Vitória, dos Irmãos Maristas, em Salvador.
Ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, em 1959, sendo por ela diplomado em 15 de dezembro 1964, em cuja solenidade foi orador dos formandos.
Como estudante de medicina foi interno de Clínica Urológica, Clínica Pediátrica e Clínica Ginecológica e Obstétrica do Hospital Unversitário Prof. Edgard Santos (UFBa).
Como médico foi estagiário da Clínica Urológica , Serviço do Prof. Jorge Valente, médico bolsista da Coordençaõ de Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior (Ministério da Educação e Cultura) e estagiário bolsista do Setor de Rim e Eletrólitos do Hospital de Clínicas Pedro Ernesto, Serviço dos Professores Jayme Ladman e Ângelo Benedito Failace de Oliveira  (Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado da Guanabara, Rio de Janeiro).
Iniciou a carreira docente na Faculdade que lhe serviu de berço, em 1966, como Instrutor de Ensino Superior da Clínica Urológica. Em 1967, foi iniciador pioneiro na Bahia  da arteriografia pela técnica de Seldinger. Em 1968, foi pioneiro da hemodiálise no norte e nordeste do Brasil. Em 1971, foi aprovado em exame para o Educacional Council of Foreign Medical Graduates. Em 1975, tornou-se  Supervisor do Ambulatório de Doenças Renais do Hospital Universitário e Supervisor do Internato em Nefrologia. Em 1977, Professor Assistente, por concurso, da disciplina Nefrologia. Em 1978, docente responsável pelo Ambulatório de Clínica Médica. Em 1984, Professor Adjunto e em 1988, Coordenador  da disciplina Clínica Médica I. Em 1990, Chefe do Departamento de Medicina.
Após brilhante carreira, aposentou-se em 1994, como Professor Adjunto do Departamento de Medicina da Faculdade de Medicina da Bahia (UFBa).
Realizou vários cursos de pós-graduação, participou como  docente em diversos cursos de graduação e pós-graduação, publicou inúmeros trabalhos em sua área de especialização (inclusive livros) e obteve numerosas premiações.
É membro titular da Academia de Medicina da Bahia e de outras academias e instituições outras de caráter científico e cultural, tais como a Academia Petropolitana de Poesia, Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Regional da Bahia), Associação Brasileira de Medicina e Arte, Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Associação de Astrônomos Amadores da Bahia e outras.


quarta-feira, 18 de abril de 2012

223-SERGIPE: LAURO DANTAS HORA

LAURO HORA

*
Nasceu em Lagarto no dia 20 de julho de 1898, sendo seus pais Philomeno de Vasconcelos Hora e Anna Dantas de Mgalhães Hora.
Iniciou os estudos em sua cidade natal, completando-os em Aracaju e, a partir de 1912, na capital baiana.

Em 1917, matriculou-se na Faculdade de Medicina da Bahia, pela qual recebeu o grau de médico no ano de 1922. Sua tese de doutoramento versou sobre “Mortalidade Infantil na Bahia (Capital), 1904-1918”
Durante o período acadêmico foi interno de Clínica Pediátrica e Higiene Infantil do Serviço do Prof. Martagão Gesteira.

Formado, além de pediatra, praticou a anestesiologia e foi médico clínico do Serviço de Profilaxia Rural do Estado de Sergipe.
É considerado o primeiro médico a exercer a especialidade de pediatria em Sergipe

Foi também  o primeiro a realizar a anestesia geral no estado, fato ocorrido no dia 14 de junho de 1926: nesta data anestesiou com éter um paciente do Dr. Augusto Leite, submetido a uma apendicectomia.
Ainda em 1926, utilizou, pela primeira vez em Sergipe, o clorofórmio.

É patrono da Academia Sergipana de Medicina.

Faleceu em 16 de março de 1979.



FONTES BIBLIOGRÁFICAS:

Guaraná, Armindo – Dicionário Bio-bibliográfico Sergipano. Rio de Janeiro, 1927.

Prado Dias, Lúcio Antônio – Lauro Dantas Hora. Aracaju, 2006.



MÉDICOS ILUSTRES DA BAHIA E DE SERGIPE

Biografias de médicos da Bahia .......................................... 420

Biografias de médicos de Sergipe ........................................ 223

Total .................................................................................     643

222-SERGIPE: LUIZ BARBOSA DE DEUS


LUIZ BARBOSA DE DEUS

https://www.google.com.br/search?tbm=isch&hl=pt-BR&source=hp&biw=1366&bih=646&q=luiz+barbosa+de+Deus&gbv=2&oq=luiz+barbosa+de+Deus&aq=f&aqi=&aql=&gs_l=img.12...12094l19351l0l22170l20l20l0l9l9l0l246l1790l4j0j7l11l0.

*
Nasceu em Serrão, Sergipe, no dia 5 de junho de 1938, sendo seus pais Celidone Válido de Deus e Carolina Barbosa de Deus.
Cursou as primeiras letras na Escola Rural de Serrão e o curso ginasial no Ginásio Diocesano, em Penedo (Alagoas) e no Ginásio Jackson Figueiredo (Aracaju).

Completou os preparatórios no Colégio Nossa Senhora da Vitória, dos Irmãos Maristas, em Salvador, Bahia.
Formou-se em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, no ano de 1964.

Durante o curso médico, foi interno do Hospital Getúlio Vargas (1963-1964) e da Clínica Propedêutica Cirúrgica do Hospital Universitário Prof. Edgard Santos, da UFBa, em Salvador.
Tem os cursos de Discussions de Technique Chirurgicales Abdominales  e de Chirurgie Vasculaire do Prof. Cabrol (Paris, França, 1979).

Fez estágio no Center de Chirurgie Digestive do Hospital Saint Aantoine (Paris, França, 1979).
Pertenceu ao corpo médico do Hospital Nair Alves de Souza, em Paulo Afonso (Bahia), do qual foi chefe do Serviço de Clínica Cirúrgica, e diretor.

Foi prefeito de Paulo Afonso e deputado estadual (1995-2011).
Exerceu vários cargos na Assembléia Legislativa do Estado da Bahia, inclusive o de Ouvidor Parlamentar.




MÉDICOS ILUSTRES DA BAHIA E DE SERGIPE

Biografias de médicos da Bahia ............................................ 420

Biografias de médicos de Sergipe ......................................... 222

Total ...................................................................................    642

terça-feira, 17 de abril de 2012

221- SERGIPE: LOURIVAL BAPTISTA



LOURIVAL BAPTISTA



Nasceu na localidades “Sítio do Meio”, município de Entre-Rios, Bahia, no dia 2 de outubro de 1916, sendo seus pais Francisco da Costa Baptista e Angelina Gomes Baptista.
Cursou a Escola Jesus Maria José, em Alagoinhas (Bahia), o Colégio Antônio Vieira (em Salvador) e o Ginásio Ypiranga (também em Salvador).
Ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, pela qual foi diplomado com a turma de 1942.
Formado, exerceu a clínica na cidade de São Cristóvão, em Sergipe, onde conquistou inúmeros admiradores e amigos.
Candidato, foi eleito para vários cargos políticos, inclusive o de Governador do Estado de Sergipe.
De 1954 a 1970 foi Conselheiro da Associação Brasileira dos Municípios, em cuja instituição participou da diretoria. Foi deputado estadual (1947-1951), prefeito de São Cristóvão (1951-1954), deputado federal (1959-1963) (1963-1967).
Foi médico da Saúde Pública de Sergipe, do Serviço de Assistência Médica Domiciliar de Urgência (SANDU) e do Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Industriários (IAPI).
Foi delegado do Brasil nos seguintes congressos internacionais de municípios: San Juan (Porto Rico, 1954), Panamá (Panamá, 1956),  Rio de Janeiro (Brasil, 1958), o de San Diego (Estados Unidos, 1960),  o de Madrid (Espanha, 1967), o de Lisboa (Portugal, 1959) e o de Washington (Estados Unidos, 1961), bem como na 3ª Conferência Interparlamentar de Copenhague (1965) e na Conferência  Internacional de Turismo  de Atenas (Grécia, 1966).
Representou o Brasil em diversos outros eventos internacionais, realizados na Europa e na América.
Recebeu condecorações as mais diversas: medalhas Clovis Beviláquia (Ministério da Educação e Cultura), do Pacificador (Ministério da Guerra), Santos Dumont (Ministério da Aeronáutica) e do Mérito Médico (Ministério da Saúde).
Poliglota, falava os seguintes idiomas:  português, francês, inglês, espanhol e italiano.
Cidadão Honorário de Mineapolis (Estados Unidos) e dos seguintes municípios sergipanos: São Cristóvão, Ribeirópolis, Lagarto, Aracaju,  Macambira, Buquim, Capela, Maruim, Simão Dias, Aquidabanm, Porto da Folha , Santo Amaro das Brotas, Rosário do Catete, Pedra Mole, Pinhão, Carira, Campo do Brito, Tobias Barreto e Salgado.
Cidadão Sergipano (título conferido pela Assembléia Legislativa de Sergipe).
Membro titular de inúmeras instituições científicas, culturais e assistenciais.

MÉDICOS ILUSTRES DA BAHIA E DE SERGIPE
Biografias de médicos da Bahia ............................... 420
Biografias de médicos de Sergipe ............................ 221
Total ......................................................................     641


220-SERGIPE: LEOCÁDIO RODRIGUES CHAVES

Nasceu em Estância no dia 9 de outubro de 1877, sendo seus pais João Rodrigues  Chaves e Clementina Batista Rodrigues Chaves.
Concluídos os estudos preparatórios, ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, pela qual recebeu o grau de doutor em medicina em 1896, após defender tese intitulada “Considerações sobre a bigamia”.
Foi inspetor sanitário da Diretor Geral de Saúde Pública do Rio de Janeiro e delegado interino de saúde, bem como secretário do Instituto Oswaldo Cruz (cargo para o qual foi nomeado em 28 de março de 1919).
Participou do Congresso Internacional de Medicina, realizado em Lisbôa (Portugal), em abril de 1906. Para o aludido congresso escreveu um trabalho intitulado “Etiologie et Prophylaxie de la Fiévre Jaune”.
Para o 4º Congresso Médico Latino Americano, escreveu “Geografia Médica e Climatologia do Estado de Minas Gerais”, em agosto de 1909.ICA

FONTE BIBLIOGRÁFICA
Dória, Epifânio – Efemérides Sergipanas, vol. 2. Aracaju, 2009.
Guaraná, Armindo – Dicionário Bio-bibliográfico Sergipano. Rio de Janeiro, 1927.

 MÉDICOS DA BAHIA E DE SERGIPE
Biografas de médicos da Bahia .................................................. 420
Biografias de médicos de Sergipe .............................................. 220
Total ........................................................................................... 640

219-SERGIPE: LEANDRO MUNIZ DA MOTA

Nasceu em Oitizeiro, município de Capela, no dia 27 de fevereiro de 1862, sendo seus pais Francisco Muniz da Motta e Anna Gracinda da Motta.
Fez os preparatórios no Atheneu Sergipense, em Aracaju. Depois, matriculou-se na Faculdade de Medicina da Bahia, pela qual recebeu o grau de doutor em medicina no dia 10 de dezembro de 1887, quando defendeu tese sobre “Considerações acerca das dificuldades e acidentes no delivramento”.
Formado, exerceu o cargo de delegado de higiene na capital baiana.
Algum tempo depois, seguiu para o Estado de São Paulo, onde clinicou nas cidades de Araras, Bragança Paulista e Rio Claro.
No final de 1901, mudou-se para a capital federal, e em seguida para Niteroi.
Colaborou em vários jornais paulista, tais como “Tribuna do Povo” (Araras), “Gazeta de Bragança” (Bragança Paulista), “Diário do Rio Claro” (Bragança Paulista), “Brasil Médico” (Rio de Janeiro) e “O Fluminense” (Niterói).
Chefiou a Comissão Sanitária constituída no Rio de Janeiro, durante a epidemia de febre amarela que grassou naquela capital, no ano de 1898.
Em 1910, foi inspetor sanitário em Niterói e em 1917 foi diretor do Hospital de Isolamento da capital fluminense, além de Diretor de Higiene do referido município.

FONTE BIBLIOGRÁFICA:
Guaraná, Armindo – Dicionário Bio-bibliográfico Sergipano. Rio de Janeiro, 1927.

MÉDICOS ILUSTRES DA BAHIA E DE SERGIPE
Biografias de médicos da Bahia ........................................ 420
Biografias de médicos de Sergipe ..................................    219
Total .............................................................................       639