domingo, 16 de janeiro de 2011

ANTÔNIO DE SOUZA DANTAS

ANTONIO DE SOUZA DANTAS

Guerra do Paraguai

*

Nasceu no município de Alagoinhas, em 15 de junho de 1835, sendo seus pais o Tenente Coronel José Teodósio de Souza e Ana Maria de Jesus Dantas. 
Em 1853, ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, pela qual recebeu o grau de doutor em Medicina em 18 de dezembro de 1858.
Foram seus colegas de turma: Aristides César Spínola Zama e Joaquim Monteiro Caminhoá . Aristides César Spínola Zana  participou da Guerra do Paraguai e participou de várias legislaturas com Deputado Geral. Joaquim Monteiro Caminhoá tornou-se professor de Botânica e Zoologia da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e é considerado um dos maiores botânicos do Brasil (3).
Ingressou no Corpo de Saúde do Exército, em 8 de maio de 1861, no posto de 2º Tenente Cirurgião.
Em 25 de agosto de 1890, foi promovido a General de Divisão.
Dentre os cargos que exerceu, destacamos o de Gerente da Companhia de Navegação Baiana e o de Secretário da Fazendo da Bahia, cargo que ocupou de 28 de junho de 1902 a 23 de maio de 1904 (Governo Severino Vieira).
Recebeu diversas honrarias civis e militares, das quais destacamos: Cavaleiro e Comendador da Ordem de Cristo, Cavaleiro e Oficial da Ordem da Rosa, Cavaleiro e Oficial da Ordem de São Bento e Aviz, além de medalhas concedidas pelos governos do Brasil, Uruguai e Argentina, pelo honroso papel que desempenhou na Guerra do Paraguai.
Faleceu no município de Alagoinhas, em 16 de março de 1918.

FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
1.       Revista Fiscal da Bahia, Ano XXXI, agosto. Salvador, 1948.
2.       Rodrigo Antônio Falcão Brandão. Disponível em http://www .sefaz.ba.gov .br/especiais/livro_fazenda.pdf. Acesso em 1 de dezembro de 2009.
3.       Tavares-Neto, José – Formados pela Faculdade de Medicina da Bahia, de 1808 a 2008. Salvador, 2008.

                                                      
                                                          Duque de Caxias
               
      Atestado médico de um soldado brasileiro ferido na Guerra do Paraguai
                   
           Artilharia brasileira na Guerra do Paraguai


Nenhum comentário:

Postar um comentário