domingo, 6 de fevereiro de 2011

183- JOSÉ SIQUEIRA GERSON PINTO (GERSON PINTO)

183- JOSÉ SIQUEIRA GERSON PINTO
(GERSN PINTO)


*

Nasceu em Alagoas. Seus pais mudaram-se para Aracaju. Na capital sergipana, Gerson Pinto realizou os cursos primário e secundário. Os preparatórios finais, foram realizados em Salvador.
Em 1938, ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, pela qual foi diplomado em Medicina, no ano de 1943.
Iniciou a vida profissional em Aracaju, no antigo Hospital de Cirurgia, Serviço do Dr. Augusto Leite. Ali iniciou sua especialização em Cardiologia, chegando, inclusive,  a chefiar o setor de Eletrocardiologia.
A convite do Prof. Fernando São Paulo – do qual era, desde a vida acadêmica, grande admirador – retornou a Salvador, quando assumiu o cargo de professor assistente de Terapêutica Clínica.
Iniciou, a partir de então, rápida e brilhante carreira docente e administrativa, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia: docente-livre, professor-adjunto, titular interino, chefe da Divisão Médica do Hospital Universitário Prof. Edgard Santos, diretor desse hospital, chefe do Departamento de Cárdio-Ângio-Pneumologia e vice-diretor da Faculdade.
Freqüentou vários cursos de especialização, no Brasil e nos Estados Unidos, onde foi professor-visitante de Cardiologia, no New York Hospital.
Exerceu, a especialidade com grande brilhantismo, sendo considerado um dos granes cardiologistas da sua épooca.
Participou de congressos de cardiologia, ao lado de Euclides Zerbini, Cruz Lima, Luis Decourt, Adriano Ponde e outras expressões da cardiologia brasileira.
Publicou numerosos trabalhos científicos e, como pesquisador, executou diversos programas de pesquisa, alguns deles em colaboração com Túlio Miraglia.
Faleceu em 1977, quando exercia o cargo de diretor do Hospital Prof. Edgard Santos.

FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
1.        Guimarães, Newton Alves – Gerson Pinto. Anais da Academia de Medicina da Bahia, Volume I. Abril, 1978.
2.        Guimarães, Newton Alves – Gerson Pinto. Anais da Academia de Medicina da Bahia. Volume III. Junho, 1981.

ARACAJU, SERGIPE
                                                            
                                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário