*
Nasceu em 4 de setembro de 1883, na cidade de Lagarto, sendo seus pais o Desembargador Guilherme de Souza Campos e Ana de Souza Campos.
Fez o curso primário na escola da professora Esmeraldina (em Lagarto), concluindo-o na cidade de Estância.
O curso de humanidades foi realizado em Aracaju. Concluído os preparatórios, ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia em 1900, onde iniciou o curso de medicina. Ao terminar o segundo ano, transferiu-se para a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, pela qual foi diplomado no dia 10 de fevereiro de 1906.
Sua tese de doutoramento, intitulada “Notas sobre a correção ótica permanente na miopia”, foi duramente criticada pelo professor Abreu Fialho que, a partir de então, passou a dificultar seu progresso no campo da oftalmologia.
Formado, clinicou algum tempo em Estância, indo em seguida para Cataguazes (Minas Gerais).
Em dezembro de 1907 foi nomeado Secretário do Governo do Estado de Sergipe, cargo que ocupou até outubro de 1908, durante o governo do seu pai, Guilherme de Souza Campos.
Especializou-se em oftalmologia na Alemanha, de onde voltou em janeiro de 1911.
Foi assistente de clínica oftalmológica da Policlínica Infantil da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, oftalmologia do Ambulatório Rivadávia Correia, secretário geral da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, professor da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto e secretário da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro.
Colaborou em diversos periódicos médicos, tais como “Brasil Médico”, “Tribuna Médica”, “Arquivos Brasileiros de Medicina”, “A Clínica” e “Analles d´Oculistica”. Os temas e sua preferência foram Higiene Escolar, Tracoma e Oftalmia dos recém-nascidos
Publicou livro de crônicas, intitulado “Crônicas da Passagem do Século”
Faleceu no ano de 1971.
FONTES BIBLIOFRÁFICAS:
Dória, Epifânio – Efemérides Sergipanas, vol. 2. Aracaju, 2009
Guaraná, Armindo – Dicionário Biobibliográfico Sergipano. Rio de Janeiro, 1927
Samarone, Antônio – Edilberto de Souza Campos. Aracaju, 2006.
MÉDICOS ILUSTRES DA BAHIA E DE SERGIPE
Biografias de médicos da Bahia ................... 409
Biografias de médicos de Sergipe ................ 97
Total .......................................................... 506
Nenhum comentário:
Postar um comentário