Nasceu em Oitizeiro, município de Capela, no dia 27 de fevereiro de 1862, sendo seus pais Francisco Muniz da Motta e Anna Gracinda da Motta.
Fez os preparatórios no Atheneu Sergipense, em Aracaju. Depois, matriculou-se na Faculdade de Medicina da Bahia, pela qual recebeu o grau de doutor em medicina no dia 10 de dezembro de 1887, quando defendeu tese sobre “Considerações acerca das dificuldades e acidentes no delivramento”.
Formado, exerceu o cargo de delegado de higiene na capital baiana.
Algum tempo depois, seguiu para o Estado de São Paulo, onde clinicou nas cidades de Araras, Bragança Paulista e Rio Claro.
No final de 1901, mudou-se para a capital federal, e em seguida para Niteroi.
Colaborou em vários jornais paulista, tais como “Tribuna do Povo” (Araras), “Gazeta de Bragança” (Bragança Paulista), “Diário do Rio Claro” (Bragança Paulista), “Brasil Médico” (Rio de Janeiro) e “O Fluminense” (Niterói).
Chefiou a Comissão Sanitária constituída no Rio de Janeiro, durante a epidemia de febre amarela que grassou naquela capital, no ano de 1898.
Em 1910, foi inspetor sanitário em Niterói e em 1917 foi diretor do Hospital de Isolamento da capital fluminense, além de Diretor de Higiene do referido município.
FONTE BIBLIOGRÁFICA:
Guaraná, Armindo – Dicionário Bio-bibliográfico Sergipano. Rio de Janeiro, 1927.
MÉDICOS ILUSTRES DA BAHIA E DE SERGIPE
Biografias de médicos da Bahia ........................................ 420
Biografias de médicos de Sergipe .................................. 219
Total ............................................................................. 639
Nenhum comentário:
Postar um comentário