English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

161- SERGIPE: JOÃO BATISTA PEREZ GARCIA MORENO




GARCIA MORENO


*


Nasceu em Laranjeiras no dia 12 de dezembro de 1910, sendo seus pais Pedro Garcia Moreno e Maria Ambrosina Brandão Moreno.
Ainda criança, foi com a família morar em Santos (São Paulo), onde iniciou o curso primário.
Em 1934, a família retornou para Sergipe, fixando-se na cidade de Maruim mas, algum tempo depois, mudou-se para Aracaju.
Em Aracaju Garcia Moreno preparou-se para ingressar na Faculdade de Medicina da Bahia, sendo por ela diplomado em 15 de dezembro de 1933.
Especializou-se em clínica geral, no Rio de Janeiro mas em seguida dedicou-se á psiquiatria.
Estagiou no Hospital Psiquiátrico do Rio de Janeiro (1938) e obteve primeiro lugar no curso de psiquiatria clínica e higiene mental do Departamento Nacional de Saúde (Ministério da Saúde), em 1944.
Em 1944, fez o curso de psicodiagnóstico de Roschach, no Rio de Janeiro.
Em 1950, paarticipou do I Congresso Mundial de Psiquiatria e do I Congresso Internacional de Criminologia, realizados em Paris (França).
Presidiu a Sociedade Médica de Sergipe e a Sociedade Brasileira de Psiquiatria e Higiene Mental, pertenceu a Academia Nacional de Medicina e a Sociedade de Medicina Legal e Criminologia de São Paulo.
Foi professor de Antropologia Física e Psicologia Experimental, na Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe e de Medicina Legal e Psicologia Médica na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Federal de Sergipe.
Ministrou aulas de Medicina Legal nas Faculdades de Direito das Universidades Federais do Paraná e da Bahia, bem como na Escola Paulista de Medicina.
Membro correspondente da Sociedade Brasileira de Neurologia, Psiquiatria e Medicina Legal, vice-presidente da Sociedade Civil Faculdade de Medicina de Sergipe e fundador da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Federal de Sergipe.
Foi uma das expressões mais elevadas da medicina sergipana, notabilizando-se pela sua cultura humanística, pela atividade médica e por sua dedicação à literatura e à medicina.


MÉDICOS ILUSTRES DA BAHIA E DE SERGIPE
Biografias de médicos de Sergipe ............................................... 161
Biografias de médicos da Bahia ..................................................  417
Total .........................................................................................  578




Nenhum comentário:

Postar um comentário