English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

domingo, 3 de julho de 2011

026- SERGIPE: ÁLVARO DE AZEVEDO SANTANA

ÁLVARO SANTANA

*

Nasceu em 19 de fevereiro de 1917, na cidade de Capela, Sergipe, sendo seus pais Luiz de Santana e Otília Azevedo Santana.
Realizou os primeiros estudos em Aracaju.  
Em seguinda, ingessou no Colégio Atheneu e alí continuou até a conclusão dos preparatórios.
Oriundo de família humilde e influenciado pelo seu padrinho de batismo, o médico Juliano Simões, fez imenso sacrifício para continuar seus estudos na capital da Bahia.
Para mantê-lo na Faculdade, seus pais “resolveram enfrentar o desafio, colocando uma condição: a de só visitar Aracaju uma vez ao ano” (1). E mais: “Restrições importantes de vestiário, dentre outras, tiveram também necessidade de serem realizadas” (Ibidem).
Certa vez foi surpreendido com sapatos furados...
Apesar dos obstáculos, colou o grau em medicina na Faculdade de Medicina da Bahia, em 13 de dezembro de 1941.
Dentre seus colegas de turma, três médicos ilustres de Sergipe: Augusto Prado Franco, Lourival Batista e Benjamin Leite.
Terminado o tirocínio acadêmico, especializou-se em otalmo e otorrinolaringologia, no Rio de Janeiro.
Retornando a Aracaju, trabalhou muitos anos como oftalmologista nos hospitais São José, Cirurgia e Santa Izabel, bem como em sua clínica particular.
Sócio Jubilado da Associação Médica Brasileira, sócio benemérito da Sociedade Médica de Sergipe e membro fundador da Academia Sergipana de Medicina, mereceu do confrade Jeferson Sampaio d´Avila o seguinte juizo: “Dr. Álvaro Santana era conhecido dentre seus pares pelo grande espírito humanístico que permeou sua vida. Atendia a todos que o procuravam, independentemente de qualquer condição e com o maior respeito” (fonte citada).
Segundo o mesmo A., Álvaro Santana era um homem de família, excelente amigo, grande colega e médico extraordinário, tão extraordinário que foi comparado a Path Adams, o estudante de medicina que questionava o tratamento  dispensado aos pacientes os quais, dizia ele, “eram dígnos de mais dignidade e respeito”.
Faleceu em 12 de abril de 1995.

FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
Sampaio, Jeferson d´Avila . Discurso de posse na Cadeira n° 7, da Academia Sergipana de Medicina. Aracaju, 2007.
Santana, Antônio de Samarone, & Cols. Dicionário biográfico de médicos de Sergipe. Aracaju, 2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário