English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

domingo, 5 de fevereiro de 2012

182- SERGIPE: JOSÉ DANTAS DE SOUZA LEITE


 
SANTA LUZIA DO ITANHY - Cidade com uma população de aproximadamente 10.912 habitantes sendo, 5.646 do sexo masculino e 5.266 do sexo feminino. Faz parte do Estado de Sergipe, com cerca de 336 kilômetros quadrados de área. Possui uma densidade populacional de quase 32.48 habitantes por Km quadrado.
============================================================================
UM SERGIPANO NASCIDO EM SANTA LUZIA DE ITANHY, NA SALPETRIÈRE

Geraldo Leite


O hospital da Salpêtriére  é um hospital de Paris, construído no século XVII para ser uma fábrica de pólvora. Daí o nome,  salpêtre, isto é, salitre, em português.
Salitre, como todos sabem, é um ingrediente necessário para a fabricação da pólvora.
O prédio, alguns anos depois, foi transformado em um local de ajuntamento de pobres, mendigos e marginais, prostitutas, doentes mentais, criminosos insanos e epilépticos.
Tomado pela multidão, durante a Revolução Francesa, foi transformado em asilo e hospital psiquiátrico para mulheres.
Um dos professores mais famosos desse hospital foi Jean Martin Charcot, pai da neurologia moderna. Suas aulas, proferidas nas enfermarias do hospital, contribuíram para esclarecer a história natural e a fisiopatologia de várias doenças, tais como a neurossifilis, a epilepsia e o acidente vascular cerebral.
No momento atual Salpetrière é parte de um complexo universitário dedicado a várias especialidades médicas.
Nesse hospital, no final do século XIX, ao lado do Prof. Charcot, trabalharam Axel Munthe, outros médicos famosos e José Dantas de Souza Leite, sergipano, nascido na vila de Santa Luzia de Itanhi, a dois passos da cidade de Estância.
Axel Munthe, cujo nome verdadeiro é Axel Martin Fredrik Munthe, nasceu em Oskarshamn (Suécia) em 31 de outubro de 1857 e faleceu em Estocolmo, em 11 de fevereiro de 1949. Foi um médico psiquiatra e escritor famoso, autor de “O livro de San Michele”, publicado em 1929 e considerada uma obra prima da literatura contemporânea.
Filantropo e amigo dos animais, Axel Munth estudou nas Universidades de Upsala, Montpellier e Paris, doutorando-se no ano de 1880.
Impressionado com os estudos de Charcot, Munth se aproximou do mestre, foi pessoa de sua confiança e assistiu suas aulas, no Hospital Salpêtrière. Exerceu a medicina em Paris e em Roma. Depois, tornou-se médico oficial da Família Real da Suécia.
José Dantas de Souza Leite é filho de Santa Luzia de Itanhi, sendo seus pais José Sizenando Leite e Francisca Dantas de Souza Leite.
Recebeu o grau de doutor em medicina pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1881, quando defendeu tese sobre “Herança mórbida”, na qual abordou os problemas dos casamentos consangüíneos e o método anti-séptico de Lister.
Formado, seguiu para Paris, onde também recebeu o grau de doutor e obteve, por concurso, o lugar de externo do Hospital de Salpêtrière. Sua tese, apresentada  à Faculdade de Medicina de Paris,versou sobre “Etudes de pathologie nerveuse de la acromegalie”.
A acromegalia, também conhecida como “Doença de Pierre Marie”, era uma entidade mórbida recentemente reconhecida por Pierre Marie, discípulo dileto de Charcot.
Submetendo-se a novo concurso para interno, em 1886, obteve excelente colocação, pelo que foi encarregado de um Serviço no Hospital de Vaucluse. Depois, serviu no Hospital Saint Anne.
Finalmente, voltou para o Hospital de Salpetrière, onde trabalhou com o professor Charcot, sob cuja orientação concluiu seus estudos sobre doenças do Sistema Nervoso.
Discípulo de Charcot e seu admirador, traduziu uma  obra sobre  histeria, intitulada, em português, “Novos estudos sobre a histeria; ataques de sono; histeria traumática, tóxica; ticos e ruídos traumáticos: hipnotismo”.
Charcot, ao tomar conhecimento da tradução, endereçou a Souza Leite uma carta de agradecimento, relíquia que o epigrafado guardou até o fim da vida, com muito carinho.
Em 1887, regressando da Europa depois de cinco anos em Paris, Souza Leite fixou residência no Rio de Janeiro onde exerceu a clínica com  competência e muito sucesso.
Em 1888, publicou um livro de sua autoria, sobre doenças nervosas, bem como uma obra notável, sobre acromegalia, também assunto de sua tese apresentada à Faculdade de Medicina de Paris. A obra mereceu comentários, críticas e elogios.
Vale registrar que, muitos anos depois, Humberto de Campos foi acometido de um tumor da hipófise e, conseqüentemente, de acromegalia...
Souza Leite colaborou em vários periódicos europeus, dos quais destacamos: “Progrés Medicale”,  “Revue de Medicine”,”Comptes rendus de la Societé de Biologie” e “Annales Médico-Psichologiques”.
Escreveu:
--Herança mórbida (tese de doutoramento, apresentada à Faculdade de Medicina da Bahia, em 1880).
--Cas d´hysterie dans lequel lês attaques sont marqueés par une manifestaction rare-éternuments.
--Notes pour servir a l´etude dês relations et de l´influence reciproque de l´epilepsie ou de l´hyponisme avec rhumatisme articulaire augu.
--Estudos sobre os sinais precursores das perturbações nervosas na infância, pelo Dr. Ch.Feré, médico do Hospício de Bicetre em Paris.
--Sobre um caso de afasia motora funcional em uma menina de 11 anos de idade.
--Pathologie nerveuse. Reflexions a propôs de certaines maladies nerveuses obsrvées dans la ville de  Salvador (Brésil)
--Novos estudos sobre a histeria; ataques de sono; histeria traumática, tóxica; ticos e ruídos traumáticos: hipnotismo (de autoria de J.M.Charcot).
--Etudes de pathologie nerveuse avec une lettre Du Dr. P.Maarie
--De l´acromegalie, maladie de P. Marie (tese de doutoramento, apresentada à Faculdade de Medicina de Paris).
--Leçon sur l´acromegalie.
--Nouvelle contribuition à l´anatomie patologique et à la patogenie de l´acromegalie.

FONTES BIBLIOGRÁFICAS:

1-Bittencourt, Liberato – Homens do Brasil – Sergipe. Rio de Janeiro, 1917.
2-Guaraná, Armindo – Dicionário Bibliográfico Sergipano. Rio de Janeiro, 1927.


Nenhum comentário:

Postar um comentário