English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Ernane Gusmão na sua biblioteca, em Salvador | Foto: Rejane Carneiro

ERNANE GUSMÃO

*


Nasceu em 1º de junho de 1941, em Pedra Azul, Minas Gerais (antiga Fortaleza de Minas), sendo seus pais Nelson Gusmão Cunha e Alice Antunes Gusmão.
Realizou os primeiros estudos em sua terra natal, completando-os em Vitória da Conquista (Bahia), Juiz de Fora (Minas Gerais) e Teófilo Otoni (Idem).
Cursou os preparatórios no Colégio Nossa Senhora da Vitória, dos Irmãos Maristas, em Salvador.
Ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, em 1959, sendo por ela diplomado em 15 de dezembro 1964, em cuja solenidade foi orador dos formandos.
Como estudante de medicina foi interno de Clínica Urológica, Clínica Pediátrica e Clínica Ginecológica e Obstétrica do Hospital Unversitário Prof. Edgard Santos (UFBa).
Como médico foi estagiário da Clínica Urológica , Serviço do Prof. Jorge Valente, médico bolsista da Coordençaõ de Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior (Ministério da Educação e Cultura) e estagiário bolsista do Setor de Rim e Eletrólitos do Hospital de Clínicas Pedro Ernesto, Serviço dos Professores Jayme Ladman e Ângelo Benedito Failace de Oliveira  (Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado da Guanabara, Rio de Janeiro).
Iniciou a carreira docente na Faculdade que lhe serviu de berço, em 1966, como Instrutor de Ensino Superior da Clínica Urológica. Em 1967, foi iniciador pioneiro na Bahia  da arteriografia pela técnica de Seldinger. Em 1968, foi pioneiro da hemodiálise no norte e nordeste do Brasil. Em 1971, foi aprovado em exame para o Educacional Council of Foreign Medical Graduates. Em 1975, tornou-se  Supervisor do Ambulatório de Doenças Renais do Hospital Universitário e Supervisor do Internato em Nefrologia. Em 1977, Professor Assistente, por concurso, da disciplina Nefrologia. Em 1978, docente responsável pelo Ambulatório de Clínica Médica. Em 1984, Professor Adjunto e em 1988, Coordenador  da disciplina Clínica Médica I. Em 1990, Chefe do Departamento de Medicina.
Após brilhante carreira, aposentou-se em 1994, como Professor Adjunto do Departamento de Medicina da Faculdade de Medicina da Bahia (UFBa).
Realizou vários cursos de pós-graduação, participou como  docente em diversos cursos de graduação e pós-graduação, publicou inúmeros trabalhos em sua área de especialização (inclusive livros) e obteve numerosas premiações.
É membro titular da Academia de Medicina da Bahia e de outras academias e instituições outras de caráter científico e cultural, tais como a Academia Petropolitana de Poesia, Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Regional da Bahia), Associação Brasileira de Medicina e Arte, Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Associação de Astrônomos Amadores da Bahia e outras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário