English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

SÍNDROME O QUE?

Geraldo Leite

Muitos pacientes acometidos de poliomielite podem apresentar, depois de um período de estabilidade clínica que dura 20 ou mais anos, um conjunto de sintomas conhecido como SÍNDROME PÓS-PÓLIO, ou
PPS (do inglês Post-polio syndrome).
Trata-se de um distúrbio do sistema nervoso que aparece em pessoas que sofreram poliomielite paralítica. Os principais sintomas desta síndrome são enfraquecimento muscular de membro, previamente acometido ou não, fadiga severa, bem como dores nos músculos e nas juntas.
Outros sintomas incluem atrofia muscular, dificuldade de respiração e de engolir, distúrbio de sono e intolerância ao frio.Em alguns pacientes há menção de problemas de memória ou outros transtornos cognitivos difíceis de serem distinguidos do envelhecimento normal. Alguns médicos dizem que  tais pacientes  apresentam maior sensibilidade aos anestésicos, aumento de peso, etc.
O mecanismo pelo qual aparece a PPS não está bem elucidado. Acredita-se que tal mecanismo está relacionado à perda gradual das células nervosas que fazem contato com fibras musculares, bem como a subsequente perda da transmissão nervosa para estas fibras. Normalmente um neurônio comanda 80 ou 100  fibras nervosas. Para compensar parcialmente ou completamente as perdas decorrentes da poliomielite, os neurônios restantes passam a comandar 200 ou 300 fibras musculares, o que causa seu esgotamento ao fim de alguns anos.
A dor muscular pode ser resultante do desarranjo de forças musculares. A fadiga é resultante da dor. A fraqueza pode ser decorrente di acometimento de certas estruturas do sistema nervoso central.
Os principais fatores de risco para desenvolvimento da síndrome da pós-poliomielite são a idade onde foi instalada a poliomielite aguda, a extensão da paralisia inicial, a quantidade de recuperação, o excesso de exercício físico e uso demasiado da estrutura muscular. Via de regra, quanto maior a recuperação da poliomielite paralítica, mais comumente a síndrome da pós-poliomielite paralítica pode ocorrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário