English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

domingo, 19 de agosto de 2012



NESTOR PIVA



HOSPITAL MUNICIPAL NESTOR PIVA
ARACAJU, SERGIPE



Nasceu na Bahia, onde fez os estudos primários e secundários, diplomando-se em medicina pela Faculdade de Medicina da Bahia.
Mudou-se para Aracaju, no início da década de 1950 e em Aracaju foi um patologista de raro discortínio e competência.
Foi um dos pilares da novel Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Federal de Sergipe e da própria Universidade.
Homem de notável erudição e grande professor, foi Vice-Reitor da Universidade Federal de Sergipe, Secretário Estadual de Educação e Cultura e Presidente do Sindicato dos Médicos de Sergipe.
Diz Luis Antônio Barreto: "Baiano de nascimento, Nestor Piva se tornou em Sergipe um profissional da melhor qualidade, exercendo a longamente a sua profissão. Seu nome está ligado à história da medicina recente de Sergipe, à melhoria dos diagnósticos e ao ensino médico. Como professor deu enorme colaboração à organização da Universidade Federal de Sergipe e foi, nos Conselhos da Instituição uma voz competente, lúcida, firme e corajosa" (1).
Em 1970, durante o governo de João de Andrade Garcez, foi Secretário Estadual de Educação e Cultura e nesse cargo realizou verdadeira revolução: formou um grupo de professores denodados e abriu caminho para uma atuação ampla do governo. No que se refere à cultura, editou o livro de Jackson da Silva Lima-- "História da Literatura Sergipana", implantou o Departamento de Cultura e Patrimônio Histórico e reorganizou o Arquivo Público.
Ao registrar o falecimento de Nestor Piva e João Simões, mortos em uma mesma data, disse Luiz Antônio Barreto, obra citada: "Sob o impacto da tristeza e da saudade, podemos afirmar que os dois mortos foram figuras singulares no convívio da sociedade sergipana e deixaram um legado de coragem, disposição para a luta. Foram homens de ciência, de cultura e de política, na melhor acepção do vocábulo. Homens predestinados, com seus sonhos e decepções, suas crenças e consciência ideológica, construindo alternativas para vencerem a resistência da mesmice, como a mostrarem que há jeito para o contencioso acumulado de instisfações." O referido autor encerra seu registro, afirmando: "João Simões dos Reis e Nestor Piva, aparentemente distintos em seus labores de muitos anos, terminaram juntos na morte do mesmo dia aziago para Sergipe e para os sergipanos" (Ibidem).
Nestor Piva faleceu em Aracaju, com grandes homenagens prestadas por seus colegas e admiradores, na última semana do mês de outubro de 2004.
Em tributo à sua memória foi inaugurado, em Aracaju, terra onde ele viveu os anos mais importantes  de sua vida, o Hospital Municipal Nestor Piva.

FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
Barreto, Luis Antônio - Infonet-João Simões e Nestor Piva. Aracaju, 2004.
Batista, Henrique - A História da Medicina de Sergipe. Aracaju, 2009


Um comentário:

  1. Fico emocionado sempre que vejo a vida de meu pai sendo lembrada por pessoas que se importam com a verdade e a evolução humana. Ass. Augusto Piva

    ResponderExcluir