English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quinta-feira, 30 de agosto de 2012









SABINO OLEGÁRIO LUDGERO PINHO

 

Nasceu em São Cristóvão, antiga capital de Sergipe, sendo seus pais Pedro José do Pinho e Anna Joaquina do Sacramento Pinho.
Informa Liberato que Sabino Olegário Ludgero Pinho, um dos mais notáveis homeopatas do Brasil, e o primeiro de Sergipe, nasceu em Vila Nova, a 11 de julho de 1820 (1).

Para Guaraná  Sabino Olegário Ludgero Pinho nasceu no Sítio Papa-Ovelha, perto do povoado de Ilha dos Bois, município de Vila Nova (2).
Iniciou os preparatórios em Penedo, completando-os na capital baiana, onde ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, por ela recebendo o grau de doutor em medicina, no dia 21 de novembro de 1845.

Sua tese de doutoramento versou sobre “Considerações acerca da música e sua influência sobre o organismo”.

Iniciou a vida profissional em 1845, em Mata de São João, onde foi nomeado vacinador.
Até 1847, exerceu a alopatia. Daí por diante tornou-se homeopata, depois de se ter curado de gravíssima doença, debelada com o tratamento homeopata.

Em 1848 mudou-se para Recife, para onde foi com a idéia de propagar a doutrina hanemaniana, até então pouco conhecida no Brasil.
Propagou com grande entusiasmo a medicina homeopática, não somente em Pernambuco mas em quase todas as províncias do norte e nordeste. Seus artigos, publicados em jornais da Bahia, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Maranhão e Pará, tiveram imensa repercussão, a ponto de serem traduzidos  e divulgados na Europa (Portugal, França, Inglaterra e Itália) e nos Estados Unidos.

Além de artigos, publicou trabalhos sobre a doutrina de Hahnneman, tais como “Vademecum do Homeopata”, “Propaganda Homeopática em Pernambuco”, “A Homeopatia e a Cholera- morbus”, “Apontamentos para a História da Homeopatia” e “Tratamento Homeopático Preservativo e Curativo da Cholera-morbus”.
Sua obra “Tesouro Hemeopático”, com mais de oitocentas páginas, foi editado em 2 volumes e teve sete edições sucessivas.

Em 1959 e 1861, esteve na Europa em viagem de estudo. Ao regressar, publicou “Diário de um médico”, relatando sua estadia no continente europeu.
No Recife conquistou numerosa clientela e fez inúmeros amigos e admiradores.

Além da clínica privada, criou, ao que consta, a primeira farmácia homeopática do Brasil, a “Farmácia Sabino”, que sobreviveu, durante muitos anos,  seu criador.
Atraído pela política partidária, nela aplicou grande parte de sua fortuna. Foi eleito deputado provincial, por Pernambuco, nas legislaturas de 1856 e 1863.

Idealista, recusou várias horárias, inclusive o baronato e o título de Conselheiro.

Foi membro efetivo de várias instituições científicas e culturais.
Fundou a Escola Homeopática de Pernambuco (da qual foi diretor) a Sociedade Homeopática da Paraíba  e a Sociedade Homeopática do Maranhão.

Foi membro atuante do Instituto Homeopático do Brasil, membro correspondente da Academia Homeopática do Rio de Janeiro, da Academia de Medicina Homeopática do Brasil, do Instituto Homeopático de Paris, da Sociedade Médica Homeopática da França, das Sociedades Hannemanianas de Paris e de Madrid e das Academias Homeopáticas de Turim e de Palermo.
Faleceu em Recife, no dia 17 de novembro de 1869.





FONTES BIBLIOGRÁFICAS:

1)Bittencourt, Liberato – Homens do Brasil- Sergipe. Rio de Janeiro, 1917
2)Guaraná, Armindo – Dicionário Bio-bibliográfico Sergipano . Rio de Janeiro 1927

3)Samarone de Santana, Antônio – Sabino Olegario Ludgero Pinho. Aracaju, 2004
 
PHOTOTHÈQUE HOMÉOPATHIQUE présentée par Homéopathe InternationalDr Sabino OLEGARIO LUDGERO PINHO (1820-1869)
Photo courtesy of Célia Barollo
Homéopathe Brésilien - Pernambuco.
Brazilian homeopath - Pernambuco.
He was João Vicente Martins's pupil and introduced Homeopathy in the North of the country, mainly in Pernambuco. He founded, in Prenambuco, the first Homeopathic Pharmacy of South America, in 1848.
Copyright © Homéopathe International 2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário