English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sábado, 22 de setembro de 2012

A MORTE DE NINA RODRIGUES E SUAS REPERCUSSÕES (III)





NINA RODRIGUES
RETRATO A ÓLEI - SALA DOS LENTES
FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA

 



 

PROVIDÊNCIAS PARA O TRASLADO, EXÉQUIAS E
 FUNERAL

 
 
Marcos A.P. Ribeiro


A notícia da morte de Nina Rodrigues chegou à Bahia através de um telegrama particular, provavelmente emitido por algum dos amigos e colegas que o assistiram em sua agonia, expedido de Paris às 7.50h do dia 17 de julho, para o diretor da Faculdade de Medicina da Bahia, seu concunhado e amigo, Dr. Alfredo Tomé de Brito.
Ao tomar conhecimento de sua morte, Alfredo Brito imediatamente telefona para a secretaria da Faculdade, determinando a suspensão das aulas e o hasteamento da bandeira nacional a meio mastro. Este foi o ato inicial que deflagrou a cadeia de homenagens póstumas a Nina Rodrigues, na Bahia e no Brasil.
No início da tarde de 17 de julho, uma comissão de alunos do 6º ano da Faculdade vai à casa de Alfredo Brito, tratar das homenagens que seriam prestadas a Nina Rodrigues.
Na sessão da Congregação da Faculdade realizada em 18 de julho, Pacífico Pereira, decano dos professores, faz o elogio fúnebre de Nina Rodrigues, propõe a inserção de voto de pesar na ata da sessão e sua imediata suspensão. Vários congregados apresentam suas propostas de homenagens, que em resumo são as seguintes: luto da Faculdade por oito dias, telegrama de condolências à família, nomear de Nina Rodrigues a morgue em construção. Todas são aprovadas.
À medida que tomam conhecimento da notícia, as principais instituições baianas homenageiam Nina Rodrigues. A Faculdade de Direito e a Escola Politécnica suspendem as aulas, hasteiam seus pavilhões e a bandeira nacional a meio-mastro, e adotam luto por três dias. O Conselho Municipal, a Câmara dos Deputados e o Senado Estadual inserem votos de pesar nas atas das respectivas sessões.
A Academia Nacional de Medicina,no Rio de Janeiro, realiza em 24 de julho sessão solene em homenagem a Nina Rodrigues, com a  presença do Ministro do Interior, Felix Gaspar.
O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia encerra suas atividades e hasteia a meio-mastro a bandeira nacional. O Colégio Estadual da Bahia suspende as aulas e convida os alunos a comparecer às exéquias de Nina Rodrigues. O Jornal de Notícias hasteia a bandeira nacional a meio-mastro.
Em 20 de julho, representantes de alunos de todos os anos da Faculdade de Medicina da Bahia, presididos pelo professor João Fróes, decidem o seguinte: solicitar ao Ministro do Interior que as despesas com o transporte do corpo, exéquias e funeral de Nina Rodrigues fiquem por conta do Governo Federal, considerando que ele morrera durante uma viagem oficial, na qual representava o País (o valor das despesas seria de aproximadamente vinte contos de réis); abrir uma subscrição para publicação da obra Os africanos no Brasil, então no prelo; nomear uma comissão de alunos para, junto com representantes da Faculdade de Direito e Escola Politécnica, organizar as homenagens póstumas, inclusive a recepção do corpo; publicar poliantéia em sua homenagem.
Porém, o ministro do Interior, embora lamentando muito, respondeu que não podia atender a solicitação porque a verba para “eventuais” estava esgotada; um valor daquele montante só poderia ser liberado através de decreto com autorização do Legislativo (1).
Em 21 de julhos, alguns maranhenses que estudam em escolas superiores baianas vão a bordo do paquete “Olinda”, solicitar do conterrêneo, o desembargador e deputado federal Cunha Machado, intervenção junto ao Governo Federal, para obtenção de pensão para a viúva Nina Rodrigues. Ele aquiesce.
Em 1º de agosto, o deputado estadual Souza Britto recebe um telegrama do Governador do Maranhão, Benedicto Leite, declarando-se pronto para atender o pedido de veerbas para as homenagens póstumas a Nina Rodrigues, mas dizendo que necessitava que se especificasse o nome da pessoa que iria receber o dinheiro, porque os telegramas enviados eram assinados pela “Comissão”.
Entretanto, seja porque o Governo do Maranhão não estivesse realmente disposto a enviar o dinheiro, seja porque a comissão encarregada das homenagens não remeteu os dados requeridos, o fato é que todas as despesas com traslado, exéquias e funeral foram pagas pela comunidade acadêmica da Bahia. Deste modo, em 13 de agosto, a comissão encarregada das homenagens póstumas envia, com auto-suficiência irônica, este telegrama ao Governador do Maranhão: “Terminadas as homenagens em memória ao Dr. Nina Rodrigues, dispensamos auxílios prometidos” (2).
 
 
 
 
 
 
 
1)       Gazeta do Povo, edição de 01.08.1906
2)      Jornal de Notícias, edição de 13.08.1906
        3)     Diário de Notícias, edição de 11.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário