English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

segunda-feira, 20 de junho de 2011

009- SERGIPE: ADALBERTO VIEIRA DANTAS

MARUIM, SERGIPE

*


Nasceu em Maruim, em 14 de fevereiro de 1900, sendo seus pais Francisco Correia Dantas Filho e Antônia Vieira de Melo.
Ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia em 1922, onde se matriculou no curso de farmácia, concluindo-o em 1925.
Em 1933, matriculou-se no curso de medicina da mesma faculdade, diplomando-se em 28 de janeiro de 1938.
Exerceu a medicina com dedicação, pelo que foi homenageado pelos colegas, tanto da Sociedade Médica de Sergipe, quanto pela Associação Médica Brasileira, no ano de 1987.
Faleceu em Aracaju, no dia 31 de dezembro de 1996, com 96 anos de idade.

FONTE BIBLIOGRÁFICA:
Santana, Antônio Samarone e Cols.- Dicionário biográfico de médicos de Sergipe: séculos XIX e XX. Aracaju, 2009.

========================

HISTÓRIA DA CIDADE DE MARUIM


Sergipe nasceu em Maruim. A frase pode parecer, mas não é nada exagerada. Basta que se conheça a fantástica história daquele município, que fica na região do Cotinguiba, a 30 quilômetros de Aracaju. Recentemente a bióloga e historiadora Maria Lúcia Marques Cruz e Silva, filha de Maruim, expôs achados históricos do município. São milhares de peças e documentos que revelam o apogeu e a decadência do Empório de Sergipe.
Empório, sim. Boa parte dos grupos empresariais de sucesso em Sergipe nasceu em Maruim. A força econômica e política desse município era tanta que foram instalados lá oito consulados. A cana-de-açúcar e o algodão atraíam os europeus, que em Maruim montaram colônias. O primeiro povoamento nasceu no encontro dos
rios Sergipe e Ganhamoroba. Aos arredores do Porto das Redes (antiga Alfândega de Sergipe), surge Mombaça. Mas os ataques dos mosquitos obrigaram os poucos habitantes a se mudar dali.
O português Manoel Rodrigues de Figueiredo permite que as pessoas fugidas do Mombaça construam suas casas dentro de suas terras, no Engenho Maruim de Baixo. Outro português, José Pinto de Carvalho, construiu um grande armazém (trapiche) para negociar com o ouro da terra, que era o açúcar nas terras de Manoel Rodrigues.
Depois de desavenças entre José Pinto e Manoel, Maruim passa a ser dependente de Santo Amaro e depois de Rosário do Catete. As brigas terminaram na chamada Revolução de Santo Amaro. As confusões só acabaram em 1835, quando o governador da Província, Manoel Ribeiro da Silva
Lisboa, transformou Maruim em uma vila e no ano seguinte ela virou cidade.
Para a história oficial, o fundador de Maruim foi José Pinto de Carvalho. Foi ele quem governou a recém-criada Vila de Maruim, e quem empossou o primeiro prefeito, Luís Barbosa Madureira.
Significado do Nome
O nome da cidade vem do inseto maruim (os antigos chamavam Maroim), que em Tupi significa mosca pequena ou mosquito. Nome científico: Ceratopogonídeos.



Um comentário:

  1. Gostaria de ter acesso a publicação dele sobre as mães de família...Ulhoa Vieira. Sou bisneta de Cacilda Ulhoa Vieira, que ao se casar passou a se chamar Cacilda Vieira de Albuquerque. Estamos fazendo nossa árvore genealógica. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir