English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sábado, 30 de abril de 2011

AVULSO- IONE CRISTINA BARBOSA



*

Graduada em Farmácia Bioqúimica, em 1976, pela Universidade Federal da Bahia, e em Medicina, pela mesma universidade, em 1985.
De 1987 a 1990, mestrado em Ginecologia e Obstetrícia, pela Universidade de Uppsala (Suécia). De 1992 a 1996, doutorado em Ginecologia e Obstetrícia, pela mesma universidade. Em   2004, Livre-Docente, pela Universidade Federal da Bahia.
Prêmios e títulos: em 1995, 2º melhor trabalho no 4º Congresso Norte-Nordeste de Reprodução Humana; e “Honra ao Mérito por Pesquisa Clínica”; em 1997, melhor trabalho (“estetoscópio de ouro”) no International Congresso of Gynecology  and Endoscopy, 26th Annual Meeting, em Seattle (Estados Unidos); em 2009, melhor trabalho no 3º Congresso Nordestino de Climatério e Ginecologia Endócrina.
Artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, 57. Capítulos de livros publicados, 5. Trabalhos completos publicados em anais de congressos, 92. Resumos publicados em anais de congressos, 14. Participação em bancas examinadoras de Livre-Docência, 1. Participação em eventos científicos de suas área de especialização, 387.

FONTE BIBLIOGRÁFICA:
Ione Cristina Barbosa- Disponível em http://buscatextual .cnpq.br /buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4730145J1. Acesso em 16 de maio de 2009.


UPSALA, SUÉCIA

UNIVERSIDADE DE UPSALA, SUÉCIA



*

Uppsala é uma cidade que fica ao norte de Estocolmo, cerca de 70 km. Ela é conhecida por ser uma cidade universitária, assim como Lünd, porém, um pouco maior. Viajei nesse trem, que embora antigo, é confortável. Paguei 70 coroas para passagem Stockholm-Uppsala (aproximadamente 10 euros) e demorou 40 minutos para chegar.
Estacionamento de bicicletas: Fiquei impressionada com esse estacionamento. A amiga sueca que estava comigo, Susanna, disse que Uppsala é a cidade das bicicletas. Por ser universitária e relativamente uma cidade pequena, a maioria utiliza a bicicleta como meio de transporte.
O rio que NÃO é poluído: Esse rio corta a cidade. Ao passarmos por ele, minha amiga sueca disse que ele é um rio muito sujo. Daí eu perguntei: "Sério? Ele é poluído?" E ela respondeu: "Sim, as pessoas não nadam nele!" Daí eu disse que estava surpresa, afinal os rios, canais, lagos da Suécia são tão limpos. Contei que na frente do apartamento que moro tem um canal, mas está cheio de peixes e patos. Foi então que ela disse: "Ah! Mas esse daqui também tem peixes e patos. No verão tem até cisnes!" Foi então que disse: "Amiga, você está enganada. Esse rio não pode ser poluído!"rsrsrsrrs....
Catedral de Uppsala: Foi construída no século XIII e originalmente era usada para coroações dos reis da Suécia. Eu até tentei tirar uma foto dela completa, mas com mais de 100 metros de altura, ficou difícil! ;)

Essa parte curiosa me chamou a atenção. Tem uma coisa que os protestante são idênticos aos católicos...rs...A primeira imopressão que tive, foi que era um caixa eletrônico. Mas não é que bem na entrada da igreja tem uma máquina de DOAÇÃO. É só passar o cartão e colocar o valor. Nessa parte, talvez os protestantes estão ainda mais ligeiros.

Universidade de Uppsala: É uma instituição pública, a universidade mais antiga da Escandinávia. Ela pertence ao Grupo Coimbra, onde estão as universidades mais antigas e mais prestigiadas da Europa. Desde que cheguei a Estocolmo, escuto que a Universidade de Uppsala é a mais renomada da Suécia.

Minha amiga sueca disse que nunca tinha entrado nessa sala e que aquela devia ser uma área restrita onde os alunos não tem acesso. Parecia um anfiteatro, um lugar de conferências, enfim, não fui pesquisar o nome. Mas era uma sala linda, esse lustre parecia de filme medieval e em todas as carteiras existiam microfones e fones que deviam ser para tradução simultânea.
No caminho de volta a estação de trem, passamos pela Biblioteca Carolina Rediviva.
Castelo de Uppsala: Ele desempenhou um papel importante na história da Suécia, pois foi construído em um tempo em que a Suécia estava a caminho de se tornar uma grande potência na Europa. O Rei Gustav Vasa (aquele que está enterrado na Igreja da foto que postei) iniciou a construção do Castelo de Uppsala em 1549. Em 1630, o rei Gustav Adolf II anunciou a decisão de que a Suécia ia participar na Guerra dos Trinta Anos. Quando cheguei perto do castelo achei ele muito moderno para ser tão antigo. Os castelos da Irlanda eram sempre de pedra, cinza, e de repente esse castelo em tons salmão pastel??? Foi então que nos aproximamos de uma placa que fica logo na entrada com algumas explicações em sueco, que minha amiga me traduziu. O castelo foi seriamente danificado por um incêndio em 1702, sendo reduzido a uma ruína. A reconstrução levou muitos anos e ele ficou assim, meio moderno...rs...

Após o pequeno tour por Uppsala, passamos em uma cafeteria e compramos um chocolate quente para nos aquecer. A temperatura variava em 5 graus. Voltamos juntas para Stockholm, já que ela também mora no centro da cidade. Desta vez, viemos em um Trem de 2 andares, que eu tinha curiosidade de andar...rs...Mas o preço foi o mesmo que a ida, 70 coroas. O bilhete se compra em uma máquina, com cartão de crédito, bem próximo ao embarque. É tudo bem rápido e prático. Dessa vez a viagem durou apenas 36 minutos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário