English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quinta-feira, 5 de maio de 2011

314- WALDY DA SILVA PITOMBO

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
CONCURSO VESTIBULAR
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
REITORIA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
ENTRADA DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO
BRASÃO DA UEFS

*

Nasceu em Feira de Santana, em 15 de fevereiro de 1917, sendo seus pais Joaquim Inácio Pitombo e Julieta da Silva Pitombo.
Cursou o curso primário em sua terra natal, e o secundário em Salvador, no Instituto Baiano de Ensino. Data dessa etapa da vida, seu gosto pela Química.
Ainda estudante, ensinou Química em curso particular, a fim de prosseguir seus escudos.
Em 1943, ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, sendo por ela diplomado em 1948. Foram seus colegas de turma Anibal Muniz Silvany Filho, Augusto  Gentil Vaz de Assis Batista, Cleone Noronha, Humberto de Castro Lima, José Maria de Magalhães Neto, Mário Augusto Jorge de Castro Lima e Penildon Silva. Cleone Noronha tornou-se Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Gande do Norte. Os outros, foram professores de Faculdades de Medicina, na Bahia (6).
Após especializar-se em Ginecologia e Obsteturícia, no Rio de Janeiro, iniciou a vida profissional em Feira de Santana. Além de médico de grande conceito, foi professor catedrático de Química no Colégio Estadual, exerceu atividade político-partidária e participou do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Feira de Santana, colaborando de modo efetivo para a implantação do ensino universitário em sua terra de origem.
Vereador, nos anos de 1958 a 1962, apresentou projetos importantes, objetivando a integridade territorial do município e o melhoramento urbanístico da sede.
A partir de 1965, dedicou-se à pecuária e ao  empreendorismo, tendo, nes sa ocasião, construído o Shopping  Arnold Silva Plaza, onde existe um espa
ço cultural com o seu nome.
Em 1979 ocupou, interinamente, na Reitoria da Universidade Estadual de Feira de Santana.
Faleceu em Feira de Santana, no dia 11 de agosto de 1998.

FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
Fernandes  de Oliveira, Lélia Vitor – Inquilinos da Casa da Cidadania. Feira de Santana, 2006.
Damião de Almeida, Oscar. Dicionário da Feira de Santana. Feira de Santana, 2006.
Leite, Geraldo – Reminiscências. Feira de Santana, 2007.
Oliveira Costa, Maria Conceição – Dr. Waldy da Silva Pitombo. Memória da Academia de Medicina de Feira de Santana. Feira de Santana, 2007.
Silva Pitombo, Arnold Bahia da – Waldir da Silva Pitombo, Revista do Instituto Histórico e Geográfico. Ano V, n.5. Feira de Santana, 2008.
Tavares-Neto, José –Formados de 1812 a 2008 pela Faculdade de Medicina da Bahia. Salvador, 2008.


Um comentário:

  1. Um homem de horras, um excelente medico, meu tio Waldy, alem de todas as qualidades descritas aqui nessa pequena biografia, era um ser humano divertido curtidor , e engracado.
    Tenho boas lembrancas dele.
    ivana pitombo

    ResponderExcluir