English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

domingo, 13 de fevereiro de 2011

247- LUIZ FERNANDO SEIXAS DE MACEDO COSTA

247- LUIZ FERNANDO SEIXAS DE MACEDO COSTA
REITORIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
*

Nasceu em Aracaju, no ano de 1926, sendo seu pai  Dr.Mário Macedo Costa, médico e professor de grande renome.
Disse Sá Menezes: “Pelos frutos conhece-se a excelência da árvore. Filho de boa casa, hauriu Luiz Fernando Macedo Costa , no seu lar doméstico, as mais puras lições, que na sua infância ofertaram seus pais. De Mário Macedo Costa, precioso exemplar humano, médico e professor da melhor cepa, homem de inteligência e respeitáveis méritos, seguiu a profissão e o modelo” (4).
Realizou os estudos primários e secundários na capital baiana e, em 1944, ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, sendo por ela diplomado em 1949.
Como estudante de medicina, demonstrou rara inteligência, espírito de liderança e extraordinária aplicação, ocupando, inclusive, a presidência do Diretório Acadêmico da Faculdade e a secretaria da União dos Estudantes da Bahia. Ao concluir o curso médico, foi agraciado com o “Premio Manuel Vitorino”, conferido ao aluno que reuniu, durante o currículo, o maior número de nota máxima.
Estagiou em clínicas, hospitais e serviços universitários  do Rio de Janeiro, Buenos Aires, Washington e Nova York, onde realizou cursos de endocrinologia, doenças da nutrição, radiologia e outras especialidades, além de participar de vários eventos científicos.
De regresso ao Brasil, se submeteu a vários concursos na Faculdade de Medicina da UFBa, pelo que conquistou, sucessivamente, honrosos títulos acadêmicos: doutor em medicina, livre docente, professor assistente e professor titular de Fisiologia e de Nutrição do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia.
“Nesses concursos, para o doutorado, a livre-docência e a cátedra, as teses originais que apresentou, soube defende-las com brilho invulgar, agilidade mental, palavra límpida e escorreita, argúcia didática e metodologia científica” (Ibidem).
Na Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, ocupou, com igual brilho, a cátedra de Terapêutica Clínica.
Na Universidade Católica do Salvador, conquistou a docência das disciplinas de  Anatomia, Fisiologia e Antropologia.
Publicou vários trabalhos científicos, dos quais destacamos o livro “Fisiologia da Aparelho Digestivo”, editado em 1970.
Como médico,  ocupou a diretoria do Hospital Espanhol da Bahia, foi membro destacado do Conselho Nacional de Saúde e presidente da Academia de Medicina da Bahia.
Dos vários cargos que ocupou, destacamos o de Reitor da Universidade Federal da Bahia, para o qual foi indicado em lista tríplice elaborada pelo Conselho Universitário.
Traçando o perfil de Luiz Fernando Seixas de Macedo Costa, disse José Maria de Magalhães Neto: “Orador primoroso, dificilmente igualável, dotado de excepcional poder de síntese, apanágio dos talentosos, nos legou autênticas jóias literárias. Palavra fácil, polemista e incomparável argumentador, prestou relevantes serviços ao Conselho Regional de Medicina da Bahia, por mais de duas décadas, não só em discussões plenárias em que era praticamente imbatível, mas também, e precipuamente, em pareceres lapidares tendo ainda conquistado o prêmio Arnoldo Matos, destinado ao melhor trabalho a cerca de assuntos éticos, com uma excelente monografia sobre Ética Médica e Tecnologia” (2).
Faleceu em Salvador,  no dia  31 de outubro de 1984.

FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
1.       Adeus da Academia ao Presidente Luiz Fernando Macedo Costa- Anais da Academia de Medicina da Bahia. Volume 6, julho. Salvador, 1985.
2.       Magalhães Neto, José Maria de – Discurso.Anais da Academia de  Medicina da Bahia. Volume 6, julho. Salvador, 1985.
3.    Rubim de Pinhio, Álvaro – Macedo Costo, o Médico. Anais da Academia de Medicina da Bahia. Volume 7, julho. Salvador, 1987.
4.       Sá Menezes, Jayme –Discurso de saudação ao Acadêmico Macedo Costa. Palavras de Ontem e de Hoje. Salvador, 1993.
                                                                                  
       SALÃO NOBRE DA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário