English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

264 (II)- MARIA THERESA DE MEDEIROS PACHECO

ANEXO IV
DEPOIMENTO DE RAUL BARRETO FILHO, EM NOME DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MEDICINA LEGAL
SAUDADE, ETERNA SAUDADE...
*
“Com imenso pesar, noticiamos o falecimento da Profª Dra. Maria Theresa de Medeiros Pacheco, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Legal (atual ABML), no período de 1998 a 2000.
Dra. Maria Theresa, como era conhecida, faleceu em sua residência na Barra-Avenida cercada por amigos, familiares e alunos. A médica faleceu em decorrência de uma neoplasia de pâncreas.
Conheça abaixo um pouco da história profissional da Profa. Maria Theresa, redigida pelo Dr.  Raul Coelho Barreto Filho, Diretor Geral do DPT Ba.
 Nascida na cidade de Atalaia, interior de Alagoas, no dia 2 de setembro de 1928, Maria Thereza de Medeiros Pacheco viveu parte de sua infância nos municípios de São Miguel dos Campos e Penedo. Em 1948 veio para Salvador onde ingressou na Universidade Federal da Bahia no Curso de Medicina. Especializada em Ginecologia e Obstetrícia trabalhou na Maternidade Nita Costa e no Hospital Santa Isabel. Em 1954 foi convidada pelo Prof. Estácio de Lima para atender crianças, mulheres e adolescentes vítimas de violência sexual no Instituto Médico Legal Nina Rodrigues.
Depois de apresentar tese no curso de Docência Livre da Universidade Federal da Bahia interessou-se definitivamente pela Medicina Legal e se tornou a primeira mulher Médica Legista do País.
Assumiu a direção do IMLNR entre os anos de 1972 e 1987. No meio de sua gestão iniciou os trabalhos para a construção de um novo e moderno complexo que comportassem as novas tecnologias e atendesse a demanda de uma Bahia em constante crescimento. Assim, em parceria com outros profissionais da época, idealizou, planejou e construiu o atual Complexo do Departamento de Polícia Técnica inaugurado em janeiro de 1979.
 Entre os anos de 1991 e 1999 atuou como Diretora Geral do Departamento de Polícia Técnica. Além de sua atuação na Secretaria de Segurança Pública, Dra. Maria Thereza foi ainda Professora da Universidade Federal da Bahia e da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
 Autora de artigos na área da medicina legal e pesquisadora a professora dedicou toda sua vida ao desenvolvimento da medicina legal no País.”

ANEXO V
DEPOIMENTO DE TASSO FRANCO
(hp://www.bahiaja.com.br/noticia.php?idNoticia=24195)
SAUDADE, ETERNA SAUDADE...
*
“Por falência múltipla de órgãos morre aos 81 anos, da Profª Dra. Maria Thereza de Medeiros Pacheco. Ex-diretora do Departamento de Polícia Técnica da Bahia e do Instituto Médico Legal Nina Rodrigues, Maria Thereza dedicou sua vida ao estudo e desenvolvimento da Medicina Legal na Bahia e no Brasil; ao todo, foram quase 30 anos de serviços prestados à população.
Dra. Maria Thereza, como era conhecida, faleceu em sua residência na Barra-Avenida cercada por amigos, familiares e alunos. Sem filhos biológicos, costumava dizer que seus filhos eram todos os seus alunos. A médica faleceu em decorrência de uma neoplasia de pâncreas.
O velório da Professora e Médica Legista acontecerá na Faculdade de Medicina da UFBA, no Terreiro de Jesus, a partir das 18 horas de hoje (12); amanhã às 10h será realizada uma missa de corpo presente, e às 15h30 o corpo será cremado no Jardim da Saudade.

Maria Thereza de Medeiros Pacheco Nascida na cidade de Atalaia, interior de Alagoas, no dia 2 de setembro de 1928, Maria Thereza de Medeiros Pacheco viveu parte de sua infância nos municípios de São Miguel dos Campos e Penedo. Em 1948 veio para Salvador onde ingressou na Universidade Federal da Bahia no Curso de Medicina. Especializada em ginecologia e obstetrícia trabalhou na Maternidade Nita Costa e no Hospital Santa Isabel. Em 1954 foi convidada pelo Prof. Estácio de Lima para atender crianças, mulheres e adolescentes vítimas de violência sexual no Instituto Médico Legal Nina Rodrigues. Depois de apresentar tese no curso de Docência Livre da Universidade Federal da Bahia interessou-se definitivamente pela Medicina Legal e se tornou a primeira mulher Médica Legista.

Assumiu a direção do IMLNR entre os anos de 1972 e 1987. No meio de sua gestão iniciou os trabalhos para a construção de um novo e moderno complexo que comportassem as novas tecnologias e atendesse a demanda de uma Bahia em constante crescimento. Assim, em parceria com outros profissionais da época, idealizou, planejou e construiu o atual Complexo do Departamento de Polícia Técnica inaugurado em janeiro de 1979.

Entre os anos de 1991 e 1999 atuou como Diretora Geral do Departamento de Polícia Técnica. Além de sua atuação na Secretaria de Segurança Pública, Dra. Maria Thereza foi ainda Professora da Universidade Federal da Bahia, da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, da Universidade Católica e da Academia de Polícia Militar. Autora de artigos na área da medicina legal e pesquisadora, a professora dedicou toda sua vida ao desenvolvimento da medicina legal no País.
O Departamento de Polícia Técnica agradece a Profª Dra. Maria Thereza de Medeiros Pacheco por toda sua dedicação a esta Instituição”.

ANEXO VI
DEPOIMENTO DE SANDOVAL
GUIMARÃES
*
“O corpo da médica e professora Maria Theresa de Medeiros Pacheco, 81 anos, será cremado hoje, às 15h, no Cemitério Jardim da Saudade. Maria Theresa foi a primeira mulher, no mundo, a ocupar o cargo de direção de um instituto médico legal. Além disso, foi professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e, atualmente, ensinava na Universidade Católica do Salvador (Ucsal) e atuava no Conselho Regional de Medicina da Bahia( Cremeb). A professora lutava há sete meses contra um tipo raro e agressivo de câncer, a neoplasia do pâncreas, mas as cirurgias e quimioterapias não foram eficazes o suficiente e, no início da tarde de ontem, às 13h, Maria Theresa faleceu. A história de vida de Maria Theresa está ligada à medicina legal na Bahia. Formada pela Faculdade de Medicina da Ufba em 1953, apenas um ano depois foi convidada a participar do quadro de médicos do Instituto Médico-Legal  Nina Rodrigues e, em1972, foi promovida à diretora do instituto. Pioneira no mundo, passou 15 anos na direção do instituto. Ainda como diretora do Nina, idealizou o complexo do Departamento de Polícia Técnica do Estado da Bahia, inaugurado em 1979. Planejado em parceria com o secretário da Segurança  Pública do Estado na época, o coronel Luís Arthur Carvalho, o complexo é, até os dias de hoje, o maior do País. “Um ícone da medicina legal, formou várias gerações de médicos-legistas. Maria Theresa sempre manteve a vida como exemplo de retidão, honestidade e ética. Um espelho para todos alunos e colegas”. Assim foi definida pelo amigo e ex-aluno Raul Barreto, que atualmente é diretor do Departamento de Polícia Técnica do Estado da Bahia. Na academia, trabalhou com estudantes de direito e medicina. Foi professora da Universidade Federal da Bahia, da Escola Bahiana de Medicina, das Faculdades Ruy Barbosa, Universidade Católica do salvador (Ucsal) e da União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime). Sobre a família, o amigo Raul disse: “Ela era casada com a medicina legal e seus filhos eram seus alunos.” Hoje, às 10 horas, será realizada a missa de corpo presente no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia.O corpo de Maria Theresa  está sendo velado por amigos, colegas de profissão, ex-alunos, representantes das faculdades em que trabalhou e por políticos, desde as 19h30 de ontem, horário em que o corpo da médica deixou a residência na Barra, onde ela morava há 20 anos.
Todo esse relato que brilhantemente fez o jornal A Tarde reflete a história de minha amiga Maria  Theresa, honra e glória da Medicina baiana e catedrática da cadeira de Medicina Legal. Tínhamos uma relação muito fraterna por ter sido nossa paraninfa da turma de Medicina da Escola Bahiana de 1973, da qual tive a honra de formar e tê-la como grande homenageada. Todos nós, médicos e médicas da Bahia estamos com sentimentos de pesar pelo seu falecimento.
Oferto os meus mais profundos sentimentos à família da querida Dra. Maria Theresa, honra e glória da medicina baiana.”
















SAUDADE, ETERNA SAUDADE...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário