English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

163- HOSANNAH DE OLIVEIRA

163- HOSANNAH DE OLIVEI RA


REITORIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
HOMENAGEM POR OCASIÃO DO CENTENÁRIO DO
PROF. HOSANNAH DE OLIVIERA(2 SET.2002)

*


Tenho vaga lembrança de quando conheci o professor Hosannah de Oliveira. Foi nos idos de 1938.
Eu tinha 12 anos de idade e visitava Salvador, com meus pais, quando fui acometido de grave crise alérgica.
Meus pais, orientados por amigos, levaram-me àquele médico calmo e  sorridente, que nos tranquilizou,  devolvendo-se  a saúde.
Naquele tempo ele ainda não era Catedrático de Pediatria. O titular era  Alfredo de Magalhães que permaneceu no cargo até 1941, quando foi substituído por  Pinto de Carvalho.

*
Não é que, passados doze anos, estando eu com  24 anos de idade, prestes a concluir o curso de medicina, reencontro o mesmo dr. Hosannah,  calmo, sorridente, um pouco mais calvo,  proferindo a minha primeira aula do sexto ano de medicina ?

*****
Além de excelente professor, o Dr. Hosannah exercia, naquela época, outra faceta da sua  personalidade: a de líder de classe. Foi fundador da Sociedade Brasileira de Pediatria, da Sociedade Bahiana de Pediatria, da Associação Médica Brasileira, da Associação Bahiana de Medicina, do Conselho Regional de Medicina da Bahia  e da Academia de Medicina da Bahia.
Foi também grande administrador, tendo exercido os cargos de Diretor da Faculdade de Medicina, Presidente da Associação Bahiana de Medicina, Provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia e Presidente Regional da Cruz Veremelha Internacional.

*****
Nasceu na cidade de Belmonte, Bahia, em 22 de setembro de 1902, sendo seus pais Leopoldo Ferreira de Oliveira e Francisca Sampaio de Oliveira. Concluídos os estudos preparatórios, ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, pela qual colou o grau de doutor em Medicina, no ano de 1927.
Aluno laureado, subiu, com esforço próprio, todos os passos da carreira universitária: livre-docente, em 1938;  catedrático interino, de 1941 a 1946; catedrático efetivo, por concurso, a partir de 1946.
Seu conhecimento científico, aliado à condição de humanista, tornaram-no notável pediatra, tendo sido considerado, durante décadas, o mais importante do estado. Ensinou, até a compulsória, e clinicou por mais de sessenta anos, quando, aos 89 anos  encerrou a carreira profissional.
Faleceu em pleno gozo das  faculdades mentais. Sempre forte e sadio, chamava a si mesmo  “O Sertanejo”.
“Hosannah de Oliveira – disse Rodolfo Teixeira – merece menção especial. Pediatra experiente, de um comportamento absolutamente correto, indiscutivelmente um autêntico Chefe de Escola, possuidor de seguras e confiáveis características de personalidade. Conhecedor da natureza dos homens, razão por que reuniu, orientou e deu forma a numerosos discípulos, que dele se aproximaram e que se constituíram, depois, nas gerações de pediatras de quem tanto devem as comunidades onde exercem as suas atividades profissionais” (3).
“ Suas posições – afirmou a Professora Sonia Gumes Andrade – eram retas e firmes, e na sua carreira teve inúmeras oportunidades de demonstrar a força do seu caráter e a sua honradez” (1)
Faleceu em sua residência, em 1996, aos 94 anos de idade, cercado pelo carinho dos seus parentes, amigos, e ex-alunos.

FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
1.                Andrade, Sonia Gumes – Discurso de posse. Anais da Academia de Medicina da Bahia. Volume 11. Salvador, dezembro, 1998.
2.                Cruz, Thomas Rodrigues da Cruz – Perfis do Meu Apreço. Salvador, 2007.
3.                Teixeira, Rodolfo – Memória Histórica da Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus (1943-1995). Salvador, 2001.



                                     APÊNDICE I
                        CENTRO PEDIÁTRICO 
 PROF. HOSANNAH
 DE OLIVEIRA
                    COMENTÁRIO DE DIMITRI ARGOLO CERQUEIRA
                                                                                             Centro Pediátrico Professora Hosannah de Oliveira - Canela - Salvador - Bahia

                                                                                         
O Centro Pediátrico Prof. Hosannah de Oliveira constitui-se em uma Unidade de Saúde que originada nas dependências da Fundação Legião Brasileira de Assistência - LBA. Evoluiu para uma organização do SIMPAS - Sistema Nacional de Previdência Social, por meio do Inamps - Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social. O Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social- INAMPS estabeleceu um comodato com a UFBA - Universidade Federal da Bahia, durante o ano de 1980.
O Centro Pediátrico Prof. Hosannah de Oliveira - CPPHO, atual denominação do Centro de Hidratação e Recuperação - CHR, foi cedido à universidade Federal da Bahia, por força da Portaria Inter-Ministerial, datada de 25 de janeiro de 1991, publicando-se o Termo de Cessão no Diário Oficial da União em 10 de março de 1991. Atualmente, o Centro Pediátrico continua desenvolvendo suas atividades no Anexo II do Hospital Professor Edgard Santos, ocupando quatro pavimentos do prédio constituído de 5 pavimentos, em uma área de 9.000m2, sendo seu terreno de 7.834 m2.
O Centro Pediátrico Prof. Hosannah de Oliveira, Unidade da Universidade Federal da Bahia (UFBA), tem por finalidade o desenvolvimento harmônico dos Sistema de Assistência, Ensino e Pesquisa, voltado à produção de conhecimentos e desenvolvimento tecnológico, centralizando suas atividades no paciente e objetivando desenvolver programas específicos de assistência à Comunidade. Suas atividades estão devidamente integradas à Rede Regional e Municipal de Saúde, constituindo um campo de ensino prático para os alunos de graduação e pós-graduação, em especial na área de saúde, de maneira a permitir o alcance dos objetivos curriculares dos cursos e incentivando a Educação Continuada, por meio de cursos e conferências.

2 comentários:

  1. Este ilustre médico batizou meu pai quando de suas férias
    escolares, por ocasião de sua passagem por Itíuba-Ba.
    Anos mais tarde, batizou a mim com o nome do seu querido
    padrinho, isto já eu tendo nascido em São Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Este ilustre médico batizou meu pai quando de suas férias
    escolares, por ocasião de sua passagem por Itíuba-Ba.
    Anos mais tarde, batizou a mim com o nome do seu querido
    padrinho, isto já eu tendo nascido em São Paulo.

    ResponderExcluir