English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sábado, 5 de fevereiro de 2011

178- JOSÉ DANTAS SOUZA LEITE

178-JOSÉ DANTAS SOUZA LEITE

*

Nasceu, em 1859, no município de Santa Luzia do Rio Real, Sergipe.
Em 1880, recebeu o grau de doutor em Medicina, conferido pela Faculdade de Medicina da Bahia. Foram seus colegas de turma, além de outros,  Antônio Pacheco Mendes e Júlio Sérgio Palma. O primeiro tornou-se professor catedrático (lente) de Clínica Cirúrgica e realizou, pela primeira vez na América do Sul, uma laparoscopia (2). O segundo, veio a ser professor ordinário de Histologia (Ibidem).
Dez anos depois, em 1890, diplomou-se,mais uma vez, em Medicina, na Faculdade de Medicina de Paris.
Na capital francesa, trabalhou no serviço do Prof. Charcot, afamado neurologista, onde defendeu tese de doutoramento intitulada “De l´acromegalie. Maladie de Pierre Marie, 1890”,  baseado em uma casuística de 38 pacientes, dos quais 8 observados no serviço onde trabalhava e, os 30 restantes, publicados na literatura mundial.
O Dr. José Dantas de Souza Leite, considerado por alguns AA. como natural da Bahia, é, na verdade, natural de Sergipe, pois o município de Santa Luzia do Rio Real, pertencia, na época do seu nascimento, à Província da Sergipe Del Rey.
Profissional brilhante,  amigo e colaborador do Prof. Pierre Marie (o discípulo mais proeminente do Prof. Charcot), pertenceu a várias instituições científicas internacionais, inclusive a Antropological Society e a  Medico-Psychollogical Society, “foi o primeiro brasileiro a contribuir, no exterior, para o conhecimento das doenças hipofisárias e, consequentemente, para o desenvolvimento da Endocrinologia a nível mundial”.
FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
1.     Cruz, Thomaz Rodrigues da – Um Sergipano no Serviço do Professor Charcot. Disponível em http://.infonet.com.br/advamced/
Medsite/revista/charcot/htm. Acesso em 18 de março de 2010.
2.     Tavares-Neto, José – Formados de 1812 a 2008 pela Faculdade de Medicina da Bahia. Academia de Medicina de Feira de Santana. Feira de Santana, 2008
==========================================
                          AVISO IMPORTANTE
   O RESPONSÁVEL PELO BLOG TEM INTERESSE EM OBTER INFORMAÇÕES SOBRE O DR. JOSÉ DANTAS SOUZA LEITE.
FAVOR ENVIAR EMAIL PARA leite.geraldo@uo.com.br
                                                     
PROF. CHARCOT - SESSÃO DE HIPNOSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário