English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

213-JOSÉ ADEODATO DE SOUZA FILHO (ADEODATO FILHO)

213-JOSÉ ADEODATO DE SOUZA FILHO
(ADEODATO FILHO)
FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA

*

Após brilhante concurso, conquistou a cátedra de Obstetrícia da Faculdade da UFBa.
Os primeiros passos não decepcionaram os incrédulos. Adeodato criou, logo de início, o chamado “Serviço de Parto a Domicílio”
Iniciativa brilhante, sobretudo nos moldes em que foi posta em prática. Era necessário moderar o chamado “hospitalismo desenfreado”, comum naquela época, o qual começava a destruir o antigo  “médico de família”, a chamada “medicina a domicílio” ou “home care” , hoje muito bem aceito  pelos  paises mais desenvolvidos.
José Adeodato foi também um pioneiro nas questões do planejamento familiar e da reprodução humana. Estes assuntos eram praticamente desconhecidos na Bahia até que na década de 50  ele, tendo ao seu lado Elsimar Coutinho,  trouxe para Salvador o investigador Arpad Csapo, do Instituto Rockfeller, nome de prestígio internacional. Seu propósito era criar  um Instituto especializado em reprodução humana. Este sonho se concretizou anos depois, quando Elsimar Coutinho fundou o CEPARTH – Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana.

 “Conheci José Adeodato Filho – disse Elzimar Coutinho – no subsolo da antiga Faculdade de Medicina onde estava alojado o Biotério que servia às cadeiras básicas, notadamente de Fisiologia e Farmacologia. Recém chegado dos Estados Unidos, cheio de planos, e já definitivamente decidido à pesquisa médica, recebi naquele encontro com Adeodato a revelação de um professor de clínica que, sem ter sido pesquisador, via na pesquisa o grande instrumento de progresso da Medicina” (Obra citada).
Inspirado no Prof. José Silveira, Adeodato Filho pugnou para que o deixassem realizar a obra de seus sonhos, isto é, transformar a Maternidade Climério de Oliveira em um centro de estudos. Abandonou sua vasta clínica particular e se dedicou, de corpo e alma, à Maternidade.
Fundou o Centro de Pesquisas e Assistência em Reprodução Humana e – mesmo depois de aposentado – nele e por ele trabalhou, até a morte.
Elzimar Coutinho, seu colaborador durante meio século, afirma que Adeodato Filho “foi um homem de visão que honrou a profissão de médico e de professor. Poucos fizeram tanto pela pesquisa médica em nossa terra.” (Ibidem).
Disse José Maria de Magalhães Neto: “O professor José Adeodato de Souza Filho, inteligência pragmática, espírito esclarecedor, profundo conhecedor dos meandros da Toco ginecologia, autor de muitas dezenas de excelentes trabalhos de Ginecologia e Obstetrícia, inclusive quatro teses e dois livros, incentivador desprendido e incansável da pesquisa em torno da reprodução humana na Bahia, há me incentivado e prestado grande e decisivo apoio na consumação do meu ideal – a conquista do cargo de professor titular de Obstetrícia de nossa sempre gloriosa Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia”.
Publicou mais de uma centena de trabalhos e orientou seus numerosos alunos, cuja produção científica foi, de igual modo, altamente valiosa.
Pertenceu e honrou com seu estímulo, várias instituições científicas e culturais do Brasil e do exterior, em nada desmerecendo o nome do seu ilustre progenitor.


FONTE BIBLIOGRÁFICA:
Coutinho, Elzimar Metzker – Discurso de Posse. Anais da Academia de Medicina da Bahia. Volume 6, julho 1985.


Nenhum comentário:

Postar um comentário