English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

223- JIUSEPPE BENITIVOGLIO GRECO

223- JIUSEPPE BENITIVOGLIO GRECO
JIUSEPPE BENITIVOGLIO GRECO
JIUSEPPE BENITIVOGLIO GRECO
*
Poucas pessoas atingiram a perfeição de Jiuseppe Benitivoglio Greco, mais conhecido como Jiuseppe Greco.
Diretor do Hospital Couto Maia, de 1987 a 1990. Doutor em Medicina. Excelente infectologista
Professor da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, honrou a cátedra, recebendo de seus alunos inúmeras manifestações de reconhecimento e amizade.
Luiz Carlos Cardoso Borges, registra com emoção: “Formei-me em 1978 e em seguida fui contratado para ser médico plantonista do Hospital Couto Maia, onde trabalho até hoje. Tive o apoio de médicos mais experientes e posso destacar Dr. Greco como um que marcou nossa época. Ele era um clínico geral com excelente formação. E, embora a infectologia ainda não existisse como uma especialidade, ele se notabilizou pelo trabalho com doenças infecto-contagiosas” (Fonte citada).
Foi, durante grande parte de sua vida, um  estudioso do tétano, chegando a reunir excelente casuística, com a qual conquistou o doutorado, na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Na ocasião, eu era Diretor da referida Escola, e ouvi de seus examinadores ótimas referências a respeito da tese e sua defesa.
Realizou excelente administração, pelo que o Hospital Couto Maia deu o seu nome a um dos pavilhões.
Incentivou, a pesquisa em clínica médica e utilizou terapias não convencionais, motivo pelo qual declarou um de seus admiradores: “Dr. Grego criou situações terapêuticas que acabaram sendo universalizadas. Na aplicação da vacina antitetânica, usou doses que jamais tinham sido usadas e com isso conseguiu melhora dos pacientes e redução do número de óbitos” (Ibidem).
A dra. Ceuci Nunes, atual diretora do Hospital Couto Maia, recordando Jiuseppe Greco, afirma: “Eu era médica da instituição na época em que ele era diretor. Além de ter sido muito importante como médico e pesquisador, era uma pessoa muito querida pelos estudantes e funcionários do hospital. Ele foi paraninfo da minha turma da Escola Bahiana de Medicina, em 1985 e todos os anos participava das comemorações do aniversário da turma”
Seu filho, Jiuseppe Benitivoglio Greco Júnior, também médico, assim define nosso epigrafado: “Meu pai sempre foi um exemplo como profissional médico. Durante quase meio século de atividade médica, sempre se destacou pela retidão de caráter e generosidade. Como pai, a perda foi irreparável, pois perdi o amigo incondicional de todos os momentos e a pessoa que estava sempre ao meu lado para vibrar com minhas conquistas na medicina e vida pessoal, deixando para mim um exemplo de vida dedicada à medicina e à família”.
Faleceu em 23 de outubro de 2008, deixando para os colegas, amigos e admiradores, imensa saudade e justo reconhecimento.
 
                                                               


HOSPITAL COUTO MAIA-SALVADOR, BAHIA
FONTE BIBLIOGRÁFICA
Jornal do CREBEB, edição de Novembro.Dezembro/Janeiro 2009: 15. Salvador, Janeiro de 2009. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário