English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

225- JOÃO DA SILVA PINHEIRO FREIRE

225- JOÃO DA SILVA PINHEIRO FREIRE
JOÃO DA SILVA PINHEIRO FREIRE

*

Nasceu em 12 de janeiro de 1830, no estado da Bahia e fixou residência no Rio de Janeiro.
Médico de grande mérito e humanitário, foi Delegado de Polícia, Delegado de Higiene da Ilha do Governador e de Paquetá, bem como Juiz de Paz e Intendente Municipal.
Como Intendente de Paquetá, realizou inúmeros melhoramentos, tais como o abatecimento de água potável canalizada, a iluminação elétrica, a rede de esgotos sanitários, a limpeza das praias, o Posto Telegráfico, etc.
Amou de modo o mais profundo a ilha de Paquetá e seus moradores, sendo considerado um dos maiores benfeitores da localidade.
Clinicou por cerca de quarenta anos, atendendo e medicando, mesmo sem receber qualquer tipo de recompensa, todos quantos o procuravam.
Oferecia, todos os dias, refeição para os pobres, em sua própria residência. Para tanto mandava repicar um sino, convocando todos os necessitados.
Sempre pobre, porque empregou todos  os seus recursos em benefício da saúde e do bem estar dos desvalidos.
Seu falecimento, ocorrido em 27 de fevereiro de 1904, foi um dia de luto para todos os moradores de Paquetá. O comércio cerrou as portas e o acompanhou até sua última morada. A Banda do Corpo de Bombeiros, regida pelo Maestro Anacleto (outro paquetaense ilustre), executou a Marcha Fúnebre, composta pelo maestro, como “ultimo presente ao seu protetor e amigo”.
O nome do ilustre médico baiano ficou eternizado em uma das ruas da cidade e na Academia de Artes, Ciências e Letras da Ilha de Paquetá, onde João da Silva  Pinheiro Freire é um dos patronos.

FONTE BIBLIOGRÁFICA:
JOAO DA SILVA PINHEIRO FREIRE – Disponível em http://www.memoriapaquetaense.hpg.ig.com.br.joao_da_silva_pinheiro_freire.htm. Acesso em 27 de agosto de 2009
 PAQUETÁ - RIO DE JANEIRO


                                                                   
   

3 comentários:

  1. Este era o meu bisavô paterno, meu nome completo é Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire e tenho enorme e muito orgulho de ser bisneto, do Doutor João da Silva Pinheiro Freire, um exemplo de capacidade, caridade, humanismo, competência e de amor pelo próximo, em especial, aos mais pobres!

    ResponderExcluir
  2. Yuri Hermida, meu filho é tataraneto dele!

    ResponderExcluir