147- GALENO CÉSAR DE ALMEIDA LYRA
*
Nasceu em 1937 e faleceu em junho de 2001, aos 64 anos de idade.
“Sempre buscando integrar o exercício da Medicina e da Odontologia, ele deixou como legado o fruto de seu trabalho incansável na prevenção do câncer. Professor de cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Bahia, o médico, o especialista em cirurgia da cabeça e pescoço, trabalhou durante trinta e cinco anos no Hospital Aristides Maltez” (fonte citada),
Combateu a terrível doença, com competência, dedicação e incomum capacidade de trabalho e foi por ela eliminado em pleno vigor de seu infatigável sacerdócio.
Sua esposa e ex-aluna, dedicada companheira dos seus últimos quinze anos de vida, confessou, certa vez: ”Como profissional ele sabia tudo que tinha. Mesmo assim aceitou, com humildade, o que não podia mudar”
Seu médico particular, Prof. Luiz Lyra, relata a maneira com que Galeno enfrentou serenamente e com o estoicismo de um cristão convicto, as conseqüências de uma infecção viral de hepatite do tipo B, da qual resultou o terrível mal que o levou a óbito.
Sua tranqüilidade provocou em todos que o assistiram profundo respeito e admiração, sobretudo pelo fato do enfermo, no decurso do terrível mal, afirmara convictamente que iria “encontrar-se com Deus”.
Além de professor universitário e profundo conhecedor da música erudita, o Dr. Guilherme Lyra pertenceu à Academia Baiana de Odontologia, ao Colégio Brasileiro de Cirurgia e outras instituições científicas e culturais.
FONTE BIBLIOGRÁFICA:
ABM NOTÍCIAS, Ano 31, no 265, Setembro-Outubro. Salvador, 2001.
BAIANA TÍPICA
Nenhum comentário:
Postar um comentário