English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

151- GERALDO MILTON DA SILVEIRA

151- GERALDO MILTON DA SILVEIRA

 

GERALDO MILTON DA SILVEIRA


*

Aos quatorze anos de idade, foi contratado pela Prefeitura de Salvador, sua cidade natal, como fiscal de iluminação pública.
Em 1944, após ter ingressado na Faculdade de Medicina da Bahia, foi “transferido para o Serviço Médico, onde fazia curativos, dava injeções, constatava o peso, altura, pulso e pressão arterial dos submetidos a exames  (1).
Em 1949, concluiu o curso médico e iniciou a vida profissional.
Em 1959, conquistou o título de doutor em Ciências Médico-Cirúrgicas, defendendo tese sobre “Estudo Anátomo-Cirúrgico do colédoco terminal e condutos pancreáticos”.
Antes de galgar os degraus de sua vida acadêmica, realizou cursos de especialização, notadamente em Doenças Renais, Anatomia Cirúrgica, Doenças da Nutrição, Patologia Psicossomática, Radiologia Clínica, Doenças Proctológicas, Hepatologia e História da Medicina.
Assim preparado, passou a Professor assistente, Professor adjunto e, finalmente, Professor titular de Cirurgia, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, sucedendo, após brilhante concurso, o Prof. Fernando Freire de Carvalho Luz.
Presidiu a “Junta Médica” da Prefeitura de Salvador e, por duas vezes, a Fundação de Assistência Médica do Servidor Público Municipal.
Participou de mais de trezentos e cinqüenta congressos médicos, no Brasil e no exterior.
Foi membro atuante de inúmeras instituições científicas e culturais,  nacionais e internacionais, recebendo títulos e homenagens , tanto na Bahia quanto em outros estados, tais como Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Sergipe e Pará.
Fundou a Sociedade de Colo-proctologia da Bahia, da qual foi presidente. O mesmo ocorreu quanto ao Capítulo baiano do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e à Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva.
Durante várias ocasiões, exerceu, na Bahia, a função de Mestre do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.
Foi presidente da Academia de Medicina da Bahia e estimulou a criação das Academias de Medicina de Sergipe, Rio Grande do Norte e Pará.
Pertenceu à Academia Nacional de Medicina e à Federação das Academias de Medicina do Brasil.
Publicou inúmeros trabalhos científicos sobre temas os mais variados, nas áreas de Gastroenterologia, Colo-protologia e Cirurgia.
“De temperamento afirmativo e rígido defensor de suas teses e princípios, Geraldo Milton da Silveira esteve, ao longo de sua vida, sempre à frente das lutas e iniciativas das entidades médicas associativas, científicas e culturais da Bahia. Seu exemplo de vida permanecerá sempre presente para todos os que tiveram o privilégio de conhece-lo” (2).
Faleceu em Salvador, no dia 30 de julho de 2006.  


FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
1.    Milton da Silveira, Geraldo – Discurso pronunciado na sessão  solene  da Câmara Municipal de Salvador, quando lhe foi outorgada a medalha Thomé de Souza. Anais da Academia de Medicina da Bahia, Volume XI, dezembro 1998.
2.    Prado, Lúcio – A Imortalidade de Geraldo Milton da Silveira. Disponível
     o . Acesso em 15 de março de 2009.
3.  Sá Menezes, Jayme -  Geraldo Milton da Silveira – Anais  da   Academia
     de Medicina da Bahia, Volume II, junho 1979.
4. Sá Menezes, Jayme – Caminhada.... Vol. I, Salvador, 1993.
                                  
                                                                























Nenhum comentário:

Postar um comentário