English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

158- HAMILTON RAULINO GONDIM (HAMILTON GONDIM)

158- HAMILTON RAULINO GONDIM
HAMILTON GONDIM

*

Nasceu em 16 de dezembro de 1914.
Após a realização dos estudos preparatórios, ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, pela qual foi diplomado em 8 de dezembro de 1940.
Serviu no Serviço Especial de Saúde Pública (SESP), especializando-se  nos  Estados Unidos.
Regressando ao Brasil, foi designado para uma missão sanitária em Guarajá-Mirim, onde grassava uma epidemia de febre amarela.
Alguns anos depois, fixou residência em Porto Velho.
Dedicado e competente, tinha prazer em repassar sua experiência aos colegas mais jovens.
Sua contribuição,  como médico e como homem público, foi das mais importantes.  Instalou o Conselho Regional de Medicina de Rondônia, foi prefeito de Guarujá-Mirim e, por duas vezes, prefeito de Porto Velho .
 Desempenhou, com sucesso, vários cargos importantes na administração pública. Para ele, “ todo e qualquer cargo exige um encargo equivalente, impondo responsabilidade, exigindo deveres, reclamando zelo, honestidade e deveres”.
Para Viriato Moura, “Gondim era um mestre no bem viver. Buscava o lado bom da vida, por isso pouco se queixava, para não recordar os dissabores vivenciados. Gostava de se dizer com saúde e não lamentava achaques impostos pela idade. Degustador de bebidas, comidas e do melhor do banquete da vida, afirmava que não chorassem quando ele morresse, pois havia feito tudo o que desejava fazer”.
Embora afastado de sua terra natal, não esquecia a Bahia e seus encantos.  Baiano que só ele, costumava dizer que não havia lua tão grande quanto a da sua amada Salvador e que ele, somente ele,  sabia o que a baiana tinha, mas não contava a ninguém.
Militou na imprensa, produziu vários artigos de interesse para a saúde pública e foi, durante sua longa existência, um cidadão extremamente útil á sociedade em que viveu.
Faleceu em 18 de novembro de 1985, deixando lições que permanecem vivas na memória de todos que tiveram a ventura de conhecê-lo.

FONTE BIBLIOGRÁFICA
Viriato Moura – Hamilton Raulindo Gondim. Disponível em http: //www.estantevirtual.com.br/livro/15486216/Viriato_Moura_Hamilton_Raulino_Gondim.html. Acesso em 11 de maio de 2009.

                                                                    
                           APÊNDICE I

       DEPOIMENTO DE ANÍSIO GORAYEB 
      
            HAMILTON GONDIM SENDO RECEBIDO PELO PRESIDENTE
            GETÚLIO VARGAS
                                             *                                                      

Hamilton Raulino Gondim formou-se em medicina na cidade de Salvador-BA, aos 26 anos. Após três anos clinicando, resolve se dedicar à medicina sanitária. Após algum tempo trabalhando em diversas cidades nordestinas, transfere-se para Belém. Em 1947, juntamente com outros colegas embarca para Washington, com o objetivo de especializar-se em saúde pública.

Ao retornar para o Brasil, foi convidado para trabalhar no Território do Guaporé. Chegou aqui em meados de 1948. Seu destino foi a cidade de Guajará Mirim. Veio como médico sanitarista do SESP – Serviço Especial de Saúde Pública, um órgão do Ministério da Saúde. Ao desembarcar naquela cidade encontrou um único medico o Dr. George Oliver, que por sinal era também o prefeito da cidade.

Em 1950 deixa o SESP e ingressa como médico no quadro do Território do Guaporé. No ano de 1952 é nomeado Prefeito do Município de Guajará Mirim, pelo Governador do Território, Jesus Burlamaque Hosana. Administrou os destinos daquele município por dois anos
.

Convidado pelo governador Enio Pinheiro, assume em Porto Velho a Seção Técnica da Divisão de Saúde do Território, em 1954. Aqui conviveu com outros grandes médicos pioneiros, dos quais destacamos: Ary Pinheiro, Osvaldo Piana, Mauricio Bustani, Lourenço Pereira Lima, José Cerqueira Cotrim e Renato Medeiros.

Em dezembro de 1963, foi nomeado pelo então Governador Paulo Eugenio Pinto Guedes, prefeito da cidade de Porto Velho, onde permaneceu até 1965, quando pediu exoneração ao Governador Cunha Menezes. No inicio do ano seguinte, em 1966, foi nomeado pelo Governador João Carlos Mader, Diretor da Divisão de Saúde, cargo equivalente Secretário de Saúde, e em dezembro deste mesmo ano passa a acumular também o cargo de Diretor do Hospital São José.

O último cargo exercido por Gondim foi o de Chefe do Núcleo Regional do INAMPS - Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social, órgão que teve sua denominação alterada para INSS - Instituto Nacional de Seguridade Social.

Um homem íntegro, pacato, excelente médico, um grande administrador, exemplar pai de família, Hamilton Gondim, através de sua brilhante trajetória tanto na vida pública quanto na vida profissional, adquiriu o respeito e admiração de todos, e em especial àqueles que assim como eu, tiveram o prazer de conhecê-lo.

Conheceu sua grande companheira, Alzenita Gondim, quando trabalhava em Guajará Mirim. Desta união vieram os filhos: Hamilton Luiz, Tânia Mara, Ana Christina e Paulo Sergio. Os dois homens seguiram os passos do pai, são médicos. Hamilton Luiz é clinico geral e atualmente reside em Manaus. Paulo Sérgio é cirurgião geral, e assim como as duas irmãs reside aqui em Porto Velho.

Hamilton Raulino Gondim, nasceu em Salvador, capital da Bahia, em 16 de dezembro de 1914. Filho de Luiz Miranda Gondim e de Petronila Raulino Gondim. Formou-se em medicina em 8 de dezembro de 1940, pela faculdade de Medicina da Bahia. Dedicou seus últimos 37 anos de sua vida a Rondônia. Faleceu em 18 de novembro de 1985, no exercício de suas funções como Chefe do Núcleo Regional do INAMPS. Dona Alzenita também já não está entre nós. Faleceu em 2008.

Quero registrar que o texto deste artigo, foi baseado no livro “Hamilton Raulino Gondim”, de autoria do Dr. Viriato Moura, publicado pela Editora Editerra em setembro de 1987. A nossa intenção é fazer um relato histórico de sua valiosa colaboração ao povo de Rondônia. Ao amigo Viriato apresento meus agradecimentos. Muito obrigado.

Aproveito para saudar os filhos do saudoso casal, meus amigos e vizinhos de longas datas. Envio abraços aos queridos Hamilton, Tânia, Ana e Paulo.

Os mais jovens talvez nunca tenham ouvido falar seu nome, ou se ouviram não sabe quem foi. Pouco se divulga o nome daqueles que fizeram muito por essa terra. Além de excelente médico, Prefeito de Porto Velho e Guajará Mirim, e outros importantes cargos. O mesmo implantou em 1963 o CRM - Conselho Regional de Medicina no Território de Rondônia.

Temos que valorizar nossas raízes, afinal um povo sem passado não tem história... Dr. Hamilton Gondim faz parte da “Historia da Nossa Terra”.

ANISIO GORAYEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário