English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

domingo, 6 de fevereiro de 2011

180- JOSÉ MARIA DE MAGALHÃES NETO

180-JOSÉ MARIA DE MAGALHÃES NETO


MANSÃO PROF. JOSÉ MARIA DE MAGALHÃES NETO
SALVADOR, BAHIA.

                                             

*
Nasceu em 1924 em  Salvador, sendo seus pais Francisco Peixoto de Magalhães Neto e Helena Celestino de Maglhães.
Realizou os estudos preparatórios no Colégio da Bahia, onde foi contemporâneo do colega e amigo Humberto de Castro Lima.
Matriculou-se na Faculdade de Medicina da Bahia em 1943 e por ela foi diplomado em dezembro de 1948.
Disse Geraldo Milton da Silveira: “no campo científico atingiu o limiar alcançado por poucos. Através de brilhantes concursos, fez-se Pofessor Livre Docente e Professor Titular de Obstetrícia. Para chegar a tal posição, publicou cerca de quarenta trabalhos da mais alta importância como, por exemplo, a “Contribuição ao Estudo da Hemocoagulação no Ciclo Gravídico-Puerperal Normal”, assunto de sua tese a Titular da Universidade Federal da Bahia” (2).
E mais: “ Contribuição ao Estudo da Hemocoagulação no Ciclo Gravídico-Puerperal Normal” foi o primeiro e mais completo trabalho brasileiro sobre o assunto, citado obrigatoriamente nas melhores publicações internacionais” (Ibidem).
Foi diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia de 1984 a 1988 e  diretor da Maternidade Climério de Oliveira de 1984 a 1991.
Pronunciou conferências, ministrou aulas e participou de congressos em vários estados da Federação e países das Américas e da Europa.
Participou de comissões examinadoras em concursos para professores de medicina em diversas universidades brasileiras.
Professor Emérito da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia e da Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública (das quais foi professor titular de Obstetrícia).
Na direção da Maternidade Climério de Oliveira realizou excelente administração, transformando-a “no mais completo centro obstétrico público da Bahia” (2).
Como diretor da Faculdade de Medicina da UFBa promoveu vários melhoramentos, criou o “Memorial da Medicina” e lutou pela restauração do vestusto berço da medicina pátria (3).
Foi Secretário da Saúde do Estado da Bahia por duas gestões sucessivas.
Faleceu em sua cidade natal, no ano de 2002.


FONTES BIBLIOGRÁFICAS:

1.                Magalhães Neto, José Maria de – Discurso de Agradecimento. Anais da Academia de Medicina da Bahia, 9: 47-50. Salvador, 1993.
2.                Milton da Silveira, Geraldo – Discurso Proferido em Homenagem ao Prof. José Maria de Magalhães Netto. Anais da Faculdade de Medicina da Bahia, 9:43-46. Salvador, 1993.
3.                ---- Morre irmão de ACM em Salvador – Disponível em http://www.democracia.com.br/participe/partnoticias.asp?t=4&nop=4072&me= . Acesso em 5 de fevereiro de 2011.

MATERNIDADE DE REFERÊNCIA PROF. JOSÉ MARIA
DE MAGLHÃES NETO - SALVADOR, BAHIA

                                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário