English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

domingo, 6 de fevereiro de 2011

191-JOÃO PENIDO BURNIER

191- JOÃO PENIDO BURNIER
INSTITUTO PENIDO BURNIER
CAMPINAS, SÃO PAULO

*
Nasceu na cidade de Alagoinhas, Bahia, em 17 de outubro de 1881. Naquela ocasião seu pai  estava comissionado junto a Estrada de Ferro Alagoinhas-Juazeiro.
Batizado no Rio de Janeiro, ali ficou, com a família, até o falecimento do seu progenitor, na época diretor  da Estrada de Ferro D.Pedro II.
Após o infausto acontecimento, com pouco mais de dois anos de idade, foi morar com seu avô materno, na cidade de Juiz de Fora.
Em 1898, matriculou-se na Faculdade Nacional de Medicina, onde foi interno de Clínica Oftalmológica, aluno pensionista do Hospital da Marinha e auxiliar acadêmico na Assistência Pública do Rio de Janeiro.
Concluiu o curso médico em 1903, ocasião em que defendeu tese  sobre Glaucoma.
Iniciou a vida profissional, em Campinas, São Paulo, como médico da Companhia Paulista de Estrada de Ferro.
Em 1914, regressando de uma viagem à Europa, onde estagiou com o Prof. Vitor Marx e outros luminares do Velho Mundo, instalou, em Campinas, um concorrido consultório de oftalmologia.
Em 1º  de junho de 1920, fundou o Instituto Oftalmológico de Campinas o qual, com o decorrer do tempo, foi ampliando com  novos pavilhões, novos equipamentos e novos especialistas.
Instituto, hoje chamado Instituto Penido Burnier, tornou-se uma entidade de referência internacional.
Penido Burnier dedicou-se, essencialmente, ao estudo do tracoma e da cisticercose ocular. Sua casuística de cisticercose ocular é considerada a mais importante do mundo.
Membro de diversas instituições científicas e culturais do Brasil e do exterior, autor de dezenas de trabalhos de grande valor sobre conjuntivite primaveril, tracoma, sufamidoterapia ocular, cisticercose , aracnodactilia, catarata congênita, rubéola materna e síndrome de Adle,  o Dr. João Penido Burnier é considerado um dos maiores oftalmologistas do Brasil.
Faleceu em 8 de janeiro de 1971.

FONTE BIBLIOGRÁFICA:
Lacaz, Carlos da Silva – Vultos da Medicina Brasileira., São Paulo, 1966.
                                                                               


 
 
                                     SEPULTURA DE JOÃO PENIDO BURNIER

Nenhum comentário:

Postar um comentário