English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

192- JOAQUIM ANTÔNIO DE OLIVEIRA BOTELHO (JOAQUIM BOTELHO)

192- JOAQUIM ANTÔNIO DE OLIVEIRA BOTELHO
(JOAQUIM BOTELHO)
GUERRA DO PARAGUAI
BATALHA DO RIACHUELO
*
Nasceu em Salvador, no ano de 1827 e colou o grau de doutor em Medicina em 1850, pela Faculdade de Medicina da Bahia.
Tornou-se  um dos primeiros opositores da Secção Médica quando, em 1857, após concurso, substituiu o Prof. Antônio Alves de Lima.  Nessa ocasião defendeu tese intitulada “Climas”.
Dois anos depois, em 1859, também por concurso, foi nomeado Lente substituto, da Secção Médica, quando defendeu a tese  “Toda albuminúria será sintomática de uma afecção dos rins ?”.
O Governo Imperial, por Decreto de 9 de novembro de 1861, nomeou o Dr. Joaquim Antônio de Oliveira Botelho para reger a cadeira de Matéria Médica e Terapêutica, cargo que exerceu até 1869 (ano da sua morte).
Durante a Guerra do Paraguai, com o Prof. Francisco Rodrigues da Silva        (seu sucessor na cátedra de Matéria Médica) e mais de 40 alunos dos quarto, quinto e sexto anos, participou, como médico da Armada,  da assistência aos soldados feridos e doentes, sendo  condecorado com a Ordem da Rosa (2).
No ensino do segundo grau, foi Professor do Liceu da Bahia e Diretor do Colégio Dois de Julho.
A respeito do epigrafado, disse Caio Moura: “Joaquim Botelho, de talento engenhoso, de originais iniciativas, de coragem inquebrantável, de atividade rara, e fora quem concebeu a idéia e promoveu  criação de hospitais flutuantes, que de inestimável utilidade foram nessa Campanha do Paraguai que teve por teatro um território imenso e cortado por caudalosos rios, foi um dos precursores do regenerador movimento que libertou o Brasil da ignomínia opressora da escravidão” (1).
Completou Sá de Oliveira, dizendo: “O  Prof. Joaquim Botelho prestou extraordinários serviços durante a epidemia de cólera morbo em Cachoeira, em 1855, tendo recebido da população agradecida uma medalha de ouro.

FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
1.       Caio Moura, Augusto de –Memória Histórica da Faculdade de Medicina da Bahia, referente ao ano de 1914. Bahia, 1914.
2.       Freire de Carvalho Filho, José Eduardo- Notícia Histórica Sobre a Faculdade de Medicina da Bahia. Bahia, 1909.
3.       Sá de Oliveira, Eduardo – Memória Histórica da Faculdade de Medicina da Bahia, concernente ao ano de 1942. Bahia, 1992.

GUERRA DO PARAGUAI
"VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA"

                                                                                 








Nenhum comentário:

Postar um comentário