English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

193- JOAQUIM DE SOUZA VELHO (SOUZA VELHO)

193- JOAQUIM JOSÉ SOUZA VELHO
(SOUZA VELHO)
 ESCOLA DE MEDICINA DE PARIS, 1820

*
Nasceu em Salvador, Bahia, no dia 1º de janeiro de 1800.
Ainda jovem, foi para a Europa, onde freqüentou o curso de Medicina  da Faculdade de Medicina de Paris, onde foi laureado com o título de doutor.
Em seguida regressou para a Bahia, sendo nomeado em 16 de setembro de 1833, Lente substituto da Seção Médica da Faculdade de Medicina da Bahia.
Em 1845, após concurso, foi nomeado Lente catedrático de Farmácia, Matéria Médica, especialmente a Brasileira, Terapêutica e Arte Formular, assim permanecendo até 1854.
De 1854 e 1861, ocupou o cargo de Lente de Matéria Médica e Terapêutica.
Por carta  de 19 de outubro de 1858 recebeu o título de conselheiro do Imperador D. Pedro II .
Por decreto de 9 de novembro de 1861 foi jubilado.
Disse Sá Oliveira que o conselheiro Souza Velho “dedicou-se, com eficiência, ao ensino da sua disciplina, tendo concorrido muito para a organização do respectivo gabinete” (2).
Faleceu em 15 de agosto de 1872.
Por ocasião de sua morte, o Dr. José de Góes Sequeira, seu antigo discípulo, pronunciou tocante discurso laudatório, no qual afirmou que “ninguém no exercício da profissão médica o excedeu em dignidade; ninguém foi mais benfazejo, e caridoso... Quer nos dourados palácios, quer na humilde choupana do pobre, ele desempenhou a profissão com aquele caráter, quanto a realça, e nobilita, constituindo-se assim um verdadeiro representante dos princípios , e puras tradições da ciência que simboliza a caridade inteligente, a qual se muita vez não consegue debelar a moléstia, contudo é um alívio, é um conforto constante, admirável , e sublime” (1).

FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
1.       Góes Sequeira, José de – Necrologia. Gazeta Médica da Bahia, Ano VI, Número 122, de 31 de Agosto de 1872. Salvador, 1872.
2.       Sá Oliveira, Eduardo de – Memória Histórica da Faculdade de Medicina da Bahia, Concernente ao ano de 1942. Salvador, 1992.

                                                                                     
PARIS, 1820

Nenhum comentário:

Postar um comentário