216- JOSÉ CARNEIRO DE CAMPOS
(CARNEIRO DE CAMPOS)
OS CARNEIRO DE CAMPOS
*
Nasceu em Salvador, Bahia. O ano de nascimento não está bem esclarecido: segundo Sá Oliveira, é 1854; de acordo com Anselmo P. de Albuquerque, citado pelo mesmo Sá Oliveira, é 1855 (2).
Colou grau o grau de doutor em Medicina, em 1878, pela Faculdade de Medicina da Bahia.
Em 1882, foi Preparador interino de Anatomia e Fisiologia Patológicas.
Em 1883, fez concurso para professor da mesma cadeira, tendo como concorrente o Dr. Antônio Pacheco Mendes. Ambos foram aprovados mas nenhum foi nomeado, face as exigências legais.
Em 1888, depois de novo concurso, foi designado Preparador efetivo.
Em 5 de março de 1891, tomou posse como Lente substituto da 3ª Seção.
Estando vaga a cadeira de Anatomia Descritiva, em virtude do falecimento do Dr. Alexandre Afonso de Carvalho, o Dr. José Carneiro de Campos, foi nela provido por Decreto de 3 de julho de 1895. Assim permaneceu até 1919, ano do seu falecimento (1).
Realizou viagem de estudo à Europa, quando fez cursos de especialização com renomados professores, freqüentando vários Serviços.
É autor da Memória Histórica da Faculdade de Medicina, referente ao ano de 1905.
Anselmo P. Albuquerque, em seu Arquivo da Faculdade de Medicina, afirma que o Prof. José Carneiro de Campos “descendia de ilustres estadistas e titulares, entre os quais se destacam: o Dr. José Joaquim Carneiro de Campos, Marquês de Caravelas, que, estando no Reino, acompanhou a família real portuguesa ao Brasil e foi um dos dez redatores da nossa Carta Constituinte, Senador e três vezes Ministro, e, em seguida à abdicação de D. Pedro 1º , foi eleito para fazer parte da Regência; o Dr. Francisco Carneiro de Campos, Senador e Deputado à Assembléia Constituinte de 1823; e o Coronel Frederico Carneiro de Campos, vítima do tirano do Paraguai, Francisco Solano Lopez, em novembro de 1864, quando seguia, no paquete brasileiro Marquez de Olinda, com destino a Mato Grosso, onde ia assumir as funções de seu Presidente “ (Ibidem).
Afirma Sá Oliveira que “O Dr. Carneiro de Campos foi um cidadão nobre, tendo revelado, durante toda sua vida, um caráter superior, vasta cultura, boníssimo coração”. (Obra citada).
FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
1. Carvalho Filho, José Eduardo Freire de – Notícia Histórica Sobre a Faculdade de Medicina da Bahia. Bahia, 1909.
2. Sá Oliveira, Eduardo de- Memória Histórica da Faculdade de Medicina da Bahia, Concernente ao ano de 1942. Bahia, 1992.
Quem desejar conhecer as atividades do Dr. José Carneiro de Campos no mundo espiritual, portanto, continua a auxiliar os brasileiros, veja na obra: Trilhas da Libertação. Editora FEB. Clovis Loureiro- Belém Pará.
ResponderExcluirMuchas gracias muy esclarecedor
ResponderExcluirE na obra de 2020 NO RUMO DO MUNDO DE REGENERACAO
ResponderExcluir