English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

217- JOSÉ DE GÓES SIQUEIRA

217- JOSÉ DE GÓES SIQUEIRA
BONDE DE BURROS EM SANTO AMARO
DA PURIFICAÇÃO (BAHIA)
(INÍCIO DO SÉCULO XX)

Nasceu em Santo Amaro da Purificação, no ano de 1816 (ou 1817, segudundo alguns AA.).
Colou o grau de doutor em Medicina, em 1840, pela Faculdade de Medicina da Bahia, juntamente com Manoel Maria Pires Caldas (um dos fundadores   da “Gazeta Médica da Bahia”), Salustiano  Ferreira Souto (futuro Professor Catedrático de Medicina Legal) e outros.
Em 1843, concorreu, sem sucesso, ao concurso para Professor Substituto da Seção Cirúrgica. Na ocasião defendeu tese sobre “ O mecanismo do parto com o feto na primeira posição de cabeça”.
Em 1855 foi nomeado Lente de Patologia Geral.
Autor de vários trabalhos científicos e ocupou diversos cargos públicos, inclusive o de Presidente da Comissão de Saúde Pública da Bahia.
Foi Deputado Provincial e Deputado Geral e Comendador da Ordem da Rosa.
É o autor da Memória Histórica da Faculdade de Medicina da Bahia, referente ao ano de 1859.
Diz Sá Oliveira: “Inteligência robusta, mestre acatado, idealista, com serviços à causa pública, foi também o Dr. Góes um profissional verdadeiramente dedicado à grande obra de assistência médica popular em nossa terra, bastando citar, para demonstrá-lo, dentre outros fatos, sua abnegada atuação durante a epidemia de cólera-morbo, em  1855, razão pela qual recebeu a comenda da Ordem da Rosa” (Obra citada).

FONTE BIBLIOGRÁFICA:
Sá Oliveira, Eduardo de – Memória Histórica da Faculdade de Medicina da Bahia, concernente ao ano de 1942. Salvador, 1992.

Nenhum comentário:

Postar um comentário