English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

219- JOSÉ MUNIZ BARRETO DE ARAGÃO

219- JOSÉ MUNIZ BARRETO DE ARAGÃO
MOSQUITO DO GÊNERO ANOPHELIS, TRANSMISSOR DA MALÁRIA
*

Nasceu em 19 de março de 1917, no Engenho Vitória do Paraguaçu, no município de Cachoeira, Bahia, sendo seus pais Dr. Francisco Moniz Barreto de Aragão Júnior e Amália Miranda Moniz de Aragão.
Realizou os primeiros estudos no próprio Engenho Vitória, sob a esclarecida orientação de professora particular. Em seguida, ingressou no Colégio Antônio Vieira, em Salvador, onde concluiu o a 5ª série ginasial em 1933.
Aos 16 anos de idade, ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, pela qual foi diplomado no ano de 1940.
Passou um ano em São Paulo, especializando-se em malária, no Departamento Nacional de Saúde Pública, tornando-se conceituado malariologista.
Ocupou o cargo de chefe do Sub-Setor Sul do referido Departamento, na Bahia, com sede em Ilhéus. Em seguida, acumulou esse cargo com o de chefe do Sub-Setor do Médio São Francisco.
Ocupou, sucessivamente, as chefias das Circunscrições  do Ceará,  Maranhão,  Sergipe,  Espírito Santo e  Bahia.
Nos altos cargos que exerceu, deu combate à doença de Chagas, á ancilostomíase,  leishmaníase,  esquistossomíase e malária.
Participou de numerosos eventos no setor de Saúde Pública, nos quais apresentou trabalhos de reconhecida relevância, tais como  o da “Contribuição ao Conhecimento da Distribuição Geográfico dos triatomídeos domiciliáriose e seu índices de infecção por T. cruzi no Estado da Bahia”.
Recebeu várias honrarias e condecorações, no Brasil e no exterior.
Em 1958, foi designado para uma bolsa de etudo da Organização Mundial da Saúde, para observações sobre malária no México, El Salvador e Venezuela.
Pertenceu a várias instituições científicas e culturas, inclusive ao Instituto Genealógico da Bahia, onde ingressou em 19 de setembro de 1972.

FONTE BIBLIOGRÁFICA:
Sá Menezes, Jayme de – Caminhada ... (volume I). Salvador, 1993.

A MALÁRIA NO MUNDO
                                                                                     
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário