English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

210- JOÃO TILEMON FONTES

210- JOÃO TILEMONT FONTES
CLÍNICA PSIQUIÁTRICA

*
Nasceu em Abadia, Bahia.
Colou grau o grau de doutor em Medicina, em 1881, pela Faculdade de Medicina da Bahia”. Quando defendeu tese intitulada “Temperatura elevada das moléstias”.
Em 1886, foi nomeado Lente adjunto de Clínica Médica.
Em 1888, concorreu à cadeira de Patologia Médica, com a tese “Patologia das artério-esclerose”.
Em 8 de outubro de 1890, tomou posse da cadeira de  Clínica Psiquiátrica, por força da Reforma Benjamin Constant, assim permanecendo até 1907 quando - por motivo do seu falecimento - foi substituído pelo Prof. Luiz Pinto de Carvalho (1).
Em 1886 foi comissionado pelo Presidente da Província da Bahia para debelar uma  epidemia não identificada, em Serrinha.
Em 1903-1904, escreveu a Memória Histórica da Faculdade de Medicina da Bahia, a qual permanece inédita.
Diz Sá Oliveira: “Desde cedo, revelou o Dr. Tilemont Fontes uma inteligência invulgar e grande amor às ciências, tornando-se mais tarde, por isso mesmo, um médico de sólida cultura e um professor conceituado” (2).
E continua: “ Tendo sucedido na cátedra de Clínica Psiquiátrica ao primeiro titular, Prof. Augusto F. Maia Bittencourt, esforçou-se para conseguir uma reforma completa do Asilo São João de Deus, de acordo com suas enormes responsabilidades; todavia, não alcançou os resultados que eram de esperar pela pobreza e importância de uma causa tão justa e pela qual tanto se bateu, conforme rezam documentos da época”(Ibidem).
Faleceu em 1907.

FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
1.       Freire de Carvalho Filho, José Eduardo – Notícia Histórica Sobre a Faculdade de Medicina da Bahia. Salvador, 1909.
2.       Sá Oliveira, Eduardo – Memória Histórica da Faculdade de Medicina da Bahia, concernente ao ano de 1942. Salvador, 1992.

Nenhum comentário:

Postar um comentário