English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

170- JOÃO BARBOSA DE OLIVEIRA (PAI DE RUY BARBOSA)

170- JOÃO JOSÉ BARBOSA DE OLIVEIRA
(PAI DE RUY BARBOSA)
JOÃO JOSÉ BARBOSA DE OLIVEIRA
*

Filho de Rodrigo Barbosa de Oliveira e Maria Simas Barbosa de Oliveira.
Não obstante ter exercido a profissão com zelo, como demonstrou por ocasião da epidemia de cólera que grassou na Bahia em 1855, seu desejo era ser advogado. O sonho não se concretizou porque seu pai morreu, deixando oito filhos entregues à pobreza. A vontade de estudar em Olinda ou Coimbra foi frustrado pela sua mãe, a qual advertiu-o não dispor de recurso para mandá-lo àquelas cidades.
A única alternativa foi permanecer na Bahia e estudar Medicina.
Concluído o curso médico, fixou-se em Caravelas, no sul da Bahia. Em seguida, transferiu-se para Salvador, onde se submeteu a concurso para o lugar de lente substituto da Secção Médica, na vaga do Prof. Joaquim Souza Veloso.
João José Barbosa de Oliveira apresentou a tese intitulada “Qual a razão por que a natureza não deu às artérias cerebrais o mesmo grau de elasticidade que às demais? “ . Seu concorrente foi o Dr. Antônio José Osório,que saiu vencedor.
Casou-se com sua prima,  Maria Adélia e a partir de então, enveredou pela vida pública, sendo eleito  Deputado Provincial.
Em 1848, dirigiu “O Século”, fundado pelo seu cunhado Luiz Antônio. Em 1859, por ocasião da visita de D. Pedro II à Bahia, João Barbosa foi designado para saudar o Imperador, sendo agraciado com a medalha da Ordem da Rosa.
Teve, com Maria Adélia, dois filhos: Ruy Barbosa de Oliveira e Brites Barbosa de Oliveira.
Ruy, o grande Ruy Barbosa, tão famoso na Bahia e no Brasil foi, desde cedo, o grande orgulho de João Barbosa de Oliveira. Diz Luiz Viana Filho, em seu clássico “A vida de Ruy Barbosa”: “o pai preparava-o para ser um erudito e um orador, e a cada instante chamava-o para ler e decorar longos trechos. Fazia-o subir em uma mala e ensinava-lhe a posição em que deveria ficar as mãos do orador, obrigando-o a declamar em voz forte, sílaba por sílaba, como se estivesse diante do sonhado auditório”.
Em 1861, foi eleito Deputado Geral, transferindo-se para o Rio de Janeiro.
Sua família permaneceu na Bahia.
Em 1868, com a dissolução da Câmara dos Deputados, João Barbosa de Oliveira perdeu a cadeira de deputado e, logo em seguida, foi demitido do emprego que ocupava na Santa Casa de Misericórdia.
Daí por diante sua vida foi uma sucessão de insucessos. Alí, em Plataforma, dirigiu um fabrico de tijolos e telhas, o que resultou em completo fracasso.
Em 1872, voltou para Salvador, vindo a falecer em novembro de 1874, deixando ao seu filho Ruy Barbosa, com apenas 24 anos de idade, o pesado encargo de inúmeros compromissos financeiros.  

RUY BARBOSA, O FILHO FAMOSO

6 comentários:

  1. Muito obrigada pelas informações. Ruy Barbosa é meu parente bem distante. Meu trisavó chamava-se Reginaldo José Barbosa e era primo de Ruy. Estou tentando descobrir o nome do Pai ou mãe de Reginaldo que é tio/tia de Ruy para eu poder dar continuidade à minha árvore Genealógica. Se vocês tiverem alguma informação que pudesse compartilhar comigo, eu seria muito grata. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos nos contactar pelo e-mail mdaj@bol. com.br. Manoel David Affonso Jankops
      São Caetano do Sul, São Paulo, SP ?

      Excluir
    2. Tbem sou trineto de Reginaldo Jose Barbosa , primo de Ruy Barbosa de Oliveira.Ele era pai de minha bisavó Olímpia Barbosa Neves.

      Excluir
    3. Alguma descoberta de parentesco de Reginaldo e Ruy ?
      Quem foi a pessoa de ligação entre os dois ?
      Abraço primistico

      Excluir
  2. Alguma descoberta Erika ? Tambem estou atrás de tal informação ! Reginaldo Jose Barbosa foi tambem meu trisavo !

    ResponderExcluir