English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sábado, 5 de fevereiro de 2011

175- JOAQUIM MATEUS DOS SANTOS

175- JOAQUIM MATEUS DOS SANTOS
PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
15 NOVEMBRO DE 1889

Nasceu em Salvador e colou grau de doutor em Medicina em 1886, pela Faculdade de Medicina da Bahia, ocasião em que defendeu sua tese inaugural,sobrfe “Da albuminúria e sua importância para o diagnóstico”.
Iniciou a carreira docente em 10 de julho de 1889, quando foi nomeado Professor adjunto, por concurso, da cadeira de Clínica e Policlínica Médica e Cirúrgica de Crianças.
Em 1890, participou do 3º Congresso Brasileiro de Medicina, quando apresentou um trabalho sobre “Contribuição ao estudo da hipocondria”.
Por decreto de 21 de fevereiro de 1891, passou a Professor substituto da 9ª Seção  e, em 11 de fevereiro de 1899, passou a reger a cadeira de Higiene, substituindo o Prof. Manuel Joaquim Saraiva (1), de saudosa memória.
Em 1899, passou a Lente de Higiene, ocupando a vaga deixada pelo Professor Joaquim Saraiva..
Visitou o Velho Mundo, várias vezes, em viagens de estudo e em 1899 representou o Brasil no Congresso Internacional de Tuberculose, reunido em Berlim.
Em 1900, fundou, com o Dr. Ramiro de Azevedo e outros colegas e colaboradores, a Liga Baiana Contra a Tuberculose, da qual foi o primeiro presidente.
Faleceu pouco depois, isto é, em 1903, quando foi substituido pelo Prof. Anselmo da Fonseca.
“O Dr. Mateus dos Santos – diz Sá Oliveira – foi um professor de merecido renome e de vasta clínica, dentro das suas especialidades de partos e doenças de crianças” (2).


FONTE BIBLIOGRÁFICA:
1.       Freire de Carvalho Filho, José Eduardo – Notícia Histórica sobre a Faculdade de Medicina da Bahia. Salvador, 1909.
2.       Sá Oliveira, Eduardo de- Memória Histórica da Faculdade de Medicina da Bahia, concernente ao ano de 1942. Salvador, 1992.


Nenhum comentário:

Postar um comentário