English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

196- JORGE LEOCÁDIO DE OLIVEIRA (JORGE LEOCÁDIO)

196- JORGE LEOCÁDIO DE OLIVEIRA
(JORGE LEOCÁDIO)

PROPEDÊUTICA MÉDICA 


*

Graduado em 1936 pela Faculdade de Medicina da Bahia, da qual foi um dos professores mais competentes e estimados por todos quantos o conheciam: colegas, alunos, amigos e admiradores.
Escreveu variados trabalhos científicos e culturais, pertenceu a inúmeras instituições médicas da Bahia, inclusive a Academia de Medicina, à qual prestou relevantes serviços.
Dos trabalhos publicados, destacamos os referentes à vasculopatia diabética  e á nutrição.
Profundo conhecedor da propedêutica médica, pontificou durante vários anos na antiga faculdade de medicina do Terreiro de Jesus, beneficiando com sua experiência, simplicidade e facilidade de comunicação, várias gerações de médicos que hoje prestam relevantes serviços à sociedade baiana.
No paticular da vasculopatia diabética, insistia na medida da tensão arterial dos membros inferiores com o Doppler. Sua comparação, dizia ele, com a tensão arterial dos membros superiores, bem como entre ambos os membros inferiores, pode  trazer esclarecimentos de grande valor prático, mostrando tensão mais baixa  do lado do processo obstrutivo.
E explicava: “ A medida das tensões supramaleolar e braquial (normalmente aquele igual  ou maior que esta) permite determinar  o índice de pressão, igual ou superior à unidade (5,8), no indivíduo hígido” ( 2 ) .
“Dispondo-se – dizia ele – de 4 manguitos, dois na coxa e dois na perna e escutando-se, com o Doppler, pedioso ou retromaleolar, uma diferença tensional de até 20mm Hg é considerada normal. Acima de 30mm é fracamente patológica” (Ibidem).
Recomendava, insistentemente, a redução do consumo de gorduras e açúcar e aumento da atividade física. Quando à redução do conteúdo de gorduras, preconizava a diminuição de 42% de calorias por repasto, para, no máximo, 35%. A redução de açúcar e de alimentos açucarados, deveria alcançar, pelo menos, 15% do consumo atual. As gorduras saturadas deveriam ser substituídas por gorduras poliinsaturadas. O consumo de verduras, frutas, batatas, lacticínios com baixo teor de gorduras, peixe, carne magra, aves, pão e outros produtos de cereais deveriam ser proporcionalmente aumentado, de acordo com as normas do Instituto Nacional de Saúde Pública (1)
Foi, em variados aspectos, uma das figuras mais ilustres da medicina baiana.

FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
1.      Jorge Leocádio de Oliveira – Nutrição em Foco. Anais da Academia de Medicina da Bahia, Volume 3, junho 1981.
Jorge Leocádio de Oliveira – Vasculopatia Diabética- Anais da Academia

Nenhum comentário:

Postar um comentário