English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

167- ITAZIL BENÍCIO DOS SANTOS

167- ITAZIL BENÍCIO DOS SANTOS

ITAZIL BENÍCIO DOS SANTOS

*

Nasceu em Itabuna, em 28 de novembro de 1917.
Seu pai, Francisco Benício dos Santos, em companhia de outros sergipanos, deixou Vila Cristina, em Sergipe, para  fundar a cidade de Itabuna.
No sul da Bahia, Francisco Benício dos Santos criou raízes tão profundas que, depois de ter colhido os frutos da sua fulgurante carreira, Itazil declarou: “É um privilégio viver em Salvador, mas privilégio maior, verdadeira prerrogativa, é ter Itabuna como berço estremecido e amorável” (1).
Concluídos os preparatórios, ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, pela qual diplomou-se em 1931.
Ainda jovem, transformou-se em um dos radiologistas mais conhecidos do Brasil, desfrutando de elevado conceito e grande clientela.
Tendo realizado numerosos cursos de aperfeiçoamento, no Brasil e no exterior, doutorou-se, em 1945, pela Faculdade de Medicina da Bahia.
Em 1950, foi aprovado no concurso de títulos e provas para Professor Livre Docente de Radiologia, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Em 1972, foi Auxiliar de Ensino, por concurso, do Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Federal de Bahia.
Em 1974, após brilhante concurso, foi nomeado Professor Titular de Radiologia da UFBa.
Publicou inúmeros trabalhos científicos, em periódicos nacionais e internacionais. Fez parte de comissões examinadoras e participou de diversos congressos de sua especialidade, em nosso país e no exterior.
Foi Presidente da Delegação Brasileira no XVI Congresso Internacional de Radiologia, realizado em Honolulu e orador oficial da Delegação Brasileira, no II Congresso Luso-Brasileiro de Radiologia, em Lisboa.
Membro atuante da várias Sociedades Científicas e Culturais, dentre as quais destacamos a Sociedade Portuguesa de Radiologia e Medicina Nuclear, o Colégio Brasileiro de Radiologia (do qual foi Presidente), a “International Academy of Chest Physicians and Surgeons” (Estados Unidos), Vice-Presidente da “Societé Internacionale de Senologie” (em Paris) e a “Societé Française de Radiologie Medicale” (Paris).
Membro Titular da Academia de Letras da Bahia e da Academia de Medicina da Bahia, publicou doze livros de Medicina e seis obras literárias de grande valor.
Em sua vida profissional e acadêmica, deixou um nome consagrado, figurando na galeria dos grandes médicos da Bahia.
FONTES  BIBLIOGRÁFICAS:
1.    Benício dos Santos, Itazil – Itinerário de Ideais e Compromissos. Salvador, 1987.
2.    Goldenstein, Lipe- Posse na Academia de Medicina da Bahia. Anais da Academia de Medicina da Bahia. Volume XII, julho, 2003.




Nenhum comentário:

Postar um comentário