130- FLAVIANO INOCÊNCIO DA SILVA
(FLAVIANO SILVA)
HOSPITAL SANTA IZABEL, SALVADOR, Ba
*
Nasceu em 9 de setembro de 1880, em Salvador.
Diplomou-se em Farmácia, em 1897, pela Faculdade de Medicina da Bahia. No mesmo ano, apresentou-se como voluntário para servir no Hospital de Sangue, instalado na Faculdade, durante a guerra de Canudos.
Colou o grau de doutor em Medicina, em 1900.
Em seguida, fixou-se no sul da Bahia, exercendo a profissão em Ilhéus, Almada e Itabuna.
Depois, clinicou em Jequié e, uma vez mais, em Almada.
Em 1905, foi para o Rio de Janeiro e, da capital da República, retornou para Salvador.
Depois de algum tempo em Salvador, foi para Esplanada. Naquela cidade, instalou uma farmácia e exerceu a clínica durante dois anos.
Deixando Esplanada, foi para Ponta Grossa, no Paraná. Foi nomeado médico da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande do Sul.
Pouco a pouco ficou definida sua inclinação para a pesquisa dermatológica. Comprou um microscópio, e começou a estudar as parasitoses cutâneas.
Estabilizado em sua vida profissional, regressou para Salvador, a fim de dar assistência à sua progenitora, recém-viuva.
Em 1920, seguiu para a Europa , matriculando-se no curso de Dermatologia e Venerologia do Hosital Saint Louis, oportunidade em que foi aluno de consagrados mestres de Faculdade de Medicina de Paris.
Regressando da Europa, submeteu-se a concuso para a vaga de Professor substituto da cadeira de Dermatologia e Sifilografia. Em seguida, conquistou a cátedra.
Em 1924, começou a trabalhar no Hospital Santa Izabel, onde permaneceu até sua aposentadoria, em 1950.
Pesquisador incansável, publicou cerca de cento e setenta trabalhos científicos, alguns de grande repercussão, como, por exemplo, os que se referem à leishmníase difusa (ou hansenoide) e à forma melanodérmica do lupus eritematoso
De sua vasta bibliografia constam publicações sobre blastomicoses, esporotricose, acrinomicose, granuloma inguinal, pinta, bouba, pelagra, ainhum e vários outros assuntos ligados à dermatologia tropical.
Pertenceu a várias instituições científicas e culturais e recebeu diversos títulos e homenagens.
Foi um dos vultos mais importantes da dermatologia, em nosso país.
FONTE BIBLIOGRÁFICA:
Guimarães, Newton – Discurso de Posse . Anais da Academia de Medicina da Bahia, VolumeV, julho, 1983.
Nenhum comentário:
Postar um comentário