English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

ANTÔNIO SIMÕES DA SILVA FREITAS

ANTÔNIO SIMÕES DA SILVA FREITAS


Nasceu em Salvador, no dia 30 de abril de 1903.
Realizou os estudos inicias em sua cidade natal, sob a orientação do Prof. Possidônio  Dais Coelho, concluindo-os no Ginásio da Bahia, onde foi colega de Hosannah de Oliveira e Carlos Morais.
Ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, em 1922, e colou o grau de doutor em Medicina em 1927 (turma famosa, constituída, dentre outros médicos, por Alicio Peltier de Queiroz, Bráulio Xavier, Carlos Morais, Eládio Lassere, Hosannah de Oliveira, José Silveira, Jorge Valente, Luís Rogério Souza, Lourival Carvalho, Manoel Jerônimo Ferreira, Matias Bittencourt, Raimundo de Almeida Gouveia e Thales de Azevedo).
“Em sua longa e profícua caminhada, Antônio Simões, como era mais conhecido, há exercido as múltiplas funções que lhe foram cometidas com proficiência, probidade, espírito público, excepcional dedicação e invulgar humildade” (2).
Antônio Simões, afirma Jayme de Sá Menezes, era um “homem público dos melhores, secretário de Estado, prestou à Saúde Pública, na Bahia, serviços relevantes. Juntos empreendemos várias campanhas sanitárias, e lhe podemos admirar o espírito público, a competência, a altivez, sempre leal aos amigos, aos colegas mais moços, que a ele se juntavam. E assim procedeu ele, também, à frente da Secretaria Municipal de Saúde, que inaugurou”(3)
Realizou vários cursos de especialização em urologia e doenças venéreas e exerceu a clínica urológica, com rara competência, até 1960.
Foi um dos fundadores, e professor, da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Primeiro presidente da Fundação Bahiana Para o Progresso da Medicina, e fundador da Academia de Medicina da Bahia.
A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, deve-lhe inestimáveis serviços, não só como professor,mas também por seu trabalho junto aos poderes estadual e federal, no sentido do seu funcionamento.
“Talhado para servir, deu-se às boas causas, sem interesses subalternos, antes de espírito elevado e alma pura. Serviu à Bahia com dedicação extremosa, e soube ser amigo dos seus amigos, que,sentidos e numerosos, viram baixar à sepultura um ilustre filho da Bahia” (Ibidem).
Faleceu em 1982.

FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
1.     Leite, Geraldo- Reminiscências. Gráfica Universitária. Universidade Estadual de Feira de Santana, 2007.
2.     Magalhães Neto – Discurso de Posse. Anais da Academia de Medicina da Bahia, Volume VI, julho de 1985.
3.     Sá Menezes, Jayme de – Na Senda da História e das Letras. Salvador, 1994.



Nenhum comentário:

Postar um comentário