BENJAMIM DA ROCHA SALLES
HOTEL BALNEÁRIO DE CALDAS DO CIPÓ, BAHIA
*
Nasceu em 3 de março de 1904, na cidade do Salvador, sendo seus pais Antônio de Seixas Salles e Eloísa da Rocha Salles.
Concluídos os estudos preparatórios, ingressou, em 1924, na Faculdade de Medicina da Bahia, pela qual foi diplomado em Medicina, no na de 1929. Dentre seus numerosos colegas de turma, destacamos Alfredo Bahia Monteiro, Herval Tarquínio de Jesus, José Adeodato de Souza Filho, Lafayete Coutinho de Albuquerque e Rodrigo Bulcão de Argollo Ferrão (futuros professores da Faculdade), Aristóteles Calazans Simões (um dos fundadores da Faculdade de Medicina de Alagoas), Oscar Velloso Gordilho (aluno laureado com o Prêmio Professor Manoel Victorino Pereira, por ter obtido a maior média global nas disciplina e atividades durante o tirocínio médico) e Ruy de Lima Maltez, (futuro presidente do Instituto Bahiano de História da Medicina e Ciências Afins, destacado membro da Academia de Medicina da Bahia e, quando estudante, presidente do Núcleo Pró-Hospital das Clínicas) (2).
Concluído o curso médico, deslocou-se para a cidade de Caldas do Cipó, onde exerceu a clínica e colheu precioso material para sua tese de doutoramento, intitulada “Aguas termo-radiativas de Caldas de Cipó.
De 1932 a 1934, foi Assistente da 2ª. Cadeira de Anatomia da Faculdade de Medicina.
Em 1936, estagiou no Serviço de Cirurgia Infantil e Ortopedia do Professor Resende Puech, em São Paulo.
Regressando à terra natal, dedicou-se ao estudo de Ortopedia e Traumatologia.
Em 1946, conquistou o título de Docente-Livre de Clínica Cirúrgica Infantil e Ortopedia, com a tese “Em torno das fraturas supracondilianas do úmero na criança.
Quatro anos depois, isto é, em 1950, concorreu à cátedra de Clínica Cirúrgica Infantil e Ortopedia, quando defendeu tese sobre o tratamento do pé varo eqüino congênito.
Em 1953, regressando da Alemanha, implantou a primeira oficina ortopédica na Bahia.
Chefiou o Setor Clínico dos Hospital de Clínicas Prof. Edgard Santos e, de 1960 a 1962, foi diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia.
Aos 65 anos de idade, aposentou-se da Faculdade de Medicina e continuou em pleno exercício da especialidade, na Clínica de Ortopedia e Traumatologia (COT), em Salvador.
Portador de variados títulos científicos, no Brasil, Argentina, Espanha e Uruguai, presidiu o Conselho Regional de Medicina da Bahia, apresentou vários trabalhos em Congressos de sua especialidade e publicou grande número de artigos em revistas médicas.
Faleceu repentinamente, em Acapulco, no México, no dia 9 de outubro de 1976, sendo sepultado, no dia 12, na cidade do Salvador.
FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
1. Tourinho Domenech, Remilson – Benjamim da Rocha Salles. Sinhttp://jangadabrasil.com.br/setembro13/fev1309a.htmpse Informativa. Universidade Federal da Bahia, Ano II, No II. Salvador, outubro de 1978.
2. Tavares-Neto, José – Formados de 1812 a 2008 pela Faculdade de Medicina da Bahia. Academia de Medicina de Feira de Santana. Feira de Santana, 2008.
ANEXO I
O PROFESSOR
*
APÊNDICE II
COSME E DAMIÃO, OS SANTOS MABAÇAS
(TAVARES, Odorico. Bahia; imagens da terra e do povo)
|
“Como professor catedrático reformulou o programa da cadeira, atualizando-o de acordo com o novo conceito da especialidade. Apenas, não conseguiu, na ocasião, mudar o nome de Clínica Cirúrgica Infantil e Ortopedia para o de Clínica Ortopédica e Traumatológica. Entretanto, em outubro de 1964, de acordo com o Regimento Interno da Faculdade, aprovado pela Congregação, a cadeira tomou a designação de Clínica ortopédica e Traumatológica.
No exercício da cátedra, criou condições de trabalho, trouxe novos métodos de tratamento e elevou o conceito da especialidade em nosso meio. Assim atraiu vários alunos e seguidores que, de um lado, tiveram a oportunidade de aprender os seus ensinamentos no manuseio da especialidade, e, de outro, foram agraciados com o privilégio de conviver com um homem que, pela sua maneira de proceder nos mais variados momentos da vida, foi um exemplo de dignidade. Exerceu o magistério com dedicação, competência, seriedade e humildade.”
Peço a correção do nome da mãe do Dr. Benjamim da Rocha Salles que é:
ResponderExcluirELVIRA DA ROCHA SALLES.
Eu sou sobrinha neta dele meu nome é:
Elvira Barbosa Salles
email: elvirabarbosasalles@yahoo.com.br