ARTHUR CÉZAR RIOS
GUERRA DO PARAGUAI
*
Nasceu em Salvador, a 16 de julho de 1846.
Concluídos os estudos preparatórios, ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia.
No quarto ano do curso médico, interrompeu o curso, para apresentar-se, como voluntário, ao exército brasileiro que lutava contra o Paraguai.
Terminada a guerra, Artur Rios retornou à cidade do Salvador, no início de 1870 e concluiu o curso de medicina no final daquele ano.
Herói, recebeu várias medalhas e condecorações.
Foram seus colegas de turma: Antônio Pedro da Silva Castro, Archimínio José Correia, Arthur Cezar Rios, Augusto José de Lemos Júnior, Carlos Ludwico Drognat Landré, Francisco Lino Soares de Andrade, Geraldo Francisco da Cunha, Isidoro Antônio Neri, João Christovão da Matta Bacelar, João Florêncio Gomes, João Teles de Menezes, José Theodósio de Souza Dantas, Satyro de Oliveira Dias e Virgílio Pires de Carvalho Albuquerque. João Florêncio Gomes tornou-se famoso educador, celebrado em toda a Bahia. Arthur Cézar Rios exerceu cargos importantes, além de ser Senador pela Bahia e Presidente da Câmara dos Deputados. Satyro de Oliveira Dias, lutou na Guerra do Paraguai e foi Presidente da Província do Ceará. Os demais, serviram no Corpo de Saúde do Exército, durante a Campanha do Paraguai (2).
Após a colação do grau, Arthur Rios enveredou pela vida pública.
Foi eleito deputado provincial, nas legislaturas de 1872, 1874 e 1878.
Proclamada a República, foi eleito deputado à Assembléia Constituinte e reeleito deputado em várias legislaturas, chegando, inclusive a Presidente da Câmara dos Deputados.
Senador, em 1899, continuou na vida pública, sempre com dignidade, eloqüência e honestidade.
Em 1904, retirou-se para a vida privada, falecendo em 25 de agosto de 1906.
FONTE BIBLIOGRÁFICA:
1. Loureiro de Souza, Antônio. Bianos Ilustres. Salvador, 1973.
Tavares-Neto, José - Formados de 1812 a 2008 pela Faculdade de Medicina da Bahia. Feira de San
Nenhum comentário:
Postar um comentário