English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

121- ESTÁCIO DE OLIVERA GONZAGA (ESTÁCIO GONZAGA)

121 -ESTÁCIO DE OLIVEIRA GONZAGA
(ESTÁCIO GONZAGA)


MANSÃO ESTÁCIO GONZAGA, SALVADOR, BA.


*

Nasceu em Salvador, a 18 de dezembro de 1913.
Realizou os estudos preparatórios em sua cidade natal. Em 1930, ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, pela qual foi diplomado em 1935.
Ainda estudante de medicina, foi interno de Clínica Médica, sob a orientação do Professor Armando Tavares.
Uma vez formado, foi Professor assistente de Doenças Tropicais, cujo titular era o Professor Heitor Fróes.
Especializou-se em Hematologia, sendo pioneiro dessa especialidade, na Bahia.
Com Menandro Novais, criou o primeiro Serviço de Transfusão de Sangue, da capital baiana.
Na clínica privada, manteve conceituado laboratório de patologia clínica, associado ao Dr. Joel Leony.
Sócio fundador da Sociedade Brasileira de Hematologia e de várias outras instituições, muito contribuiu para o desenvolvimento da especialidade, no Bahia e no Brasil.
Participou de inúmeros congressos, nacionais e internacionais, sobre Hematolgia.
Hematologista do Hospital Prof. Edgard Santos, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, professor adjunto da mesma faculdade e professor titular da Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública.
Faleceu em 12 de junho de 1966, com cinqüenta e três anos de idade.
Disse Carlos da Silva Lacaz:  “Amigo pessoal de Estácio Gonzaga, com ele mantive por longos anos laços de grande camaradagem, admirando seu caráter, sua dignidade e, principalmente sua bondade e desvelo para com os pobres oprimidos pela doença. Várias vezes, a seu convite, fui a Salvador, nos primórdios da Imuno-Hematologia, para juntos discutirmos os problemas que se iniciavam com a descoberta do Fator Rh e suas implicações clínicas. No dever de médico, Estácio não tinha limites. Diante do sofrimento, gravemente enfermo, sempre nos escrevia animado ante uma situação que sabia perdida. Nunca deixou transparecer, porém, qualquer desalento” (Obra citada).
E mais: “Estácio, do berço ao túmulo, foi sempre o mesmo homem: o homem integral, de que nos falava Aloysio de Castro. “Pelo amor da simplicidade e pela verdade do ânimo, fulgiu como um terso cristal, em que a luz se vê dos dois lados” (Ibidem).
Dentre seus discípulos e seguidores, destacamos Hélio Ramos e Targino Araújo.
Hélio Ramos tornou-se Professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia e da Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública.
Targino Araújo foi para São Paulo, estagiou com o Professor Michel Jama, tornando-se uma das maiores autoridades no âmbito das hemoglobinas, normais e patológicas.

FONTE BIBLIOGRÁFICA:
Lacaz, Carlos da Silva- Vultos da Medicina Brasileira. São Paulo, 1976

Um comentário:

  1. Diante expressiva manifestação a esta figura ilustre que muito fez pela Medicina Brasileira, e mais especialmente pela Hematologia, venho de público externar o meu carinho e agradecimento ao Prof. Dr. Estacio de Oliveira Gonzaga, pela bondade dele para comigo quando trabalhei no seu Laboratório Estácio Gonzaga, durante 13 anos, recebi dele e do Dr. Joel Leony seu sócio, e muito especialmente dele estímulo e incentivo a ingressar na Faculdade de Medicina da Univ.Federal da Bahia.Me deu oportunidade de trabalhar no Laboratório nos horários diversos daqueles da Faculdade, claro que eu trabalhava inclusive a noite para cobrir as horas devidas, isto somente acontece quando se trata de uma alma nobre e desprendida, na verdade foi para mim um verdadeiro pai. A quem devo todo o meu sucesso na minha carreira profissional de Patologista Clinico. Amigo que não esqueço um dia sequer em minhas orações. Acompanhei de perto a sua doença que o levou ao desencarne. Vi diante do seu sofrimento, a galardia e a coragem de que somente um homem altamente espiritualizado conduziu a sua doença, mesmo assim nesta situação na sua residencia realizava exames de patologia para os mais pobres da sua redondeza Rio Vermelho. Quero deixar aqui a menção Honrosa para esta figura impar da Medicina Baiana e homem de bem a toda prova, esposo dedicado, e pai extremoso, e porque não dizer um GRANDE AMIGO da minha vida.
    Assinado : ANTONIO CARLOS DE ARAUJO - Médico Patologista Clinico- que mudou-se para Minas Gerais e que atuou em Teófilo Otoni, em Patologia Clinica e Hemoterapia, fundou o Laboratório CLINASE , junto com mais 9 (nove) Médicos construiu o Hospital S.Lucas na região, deu assistência ao mesmo, e atendeu ao Hospital Balbina Bragança e Casa de Saúde Vera Cruz nesta cidade por 13 anos, quando me transferi para Belo Horizonte, para educar os nossos filhos, e nessa cidade atuei em Patologia Clinica no Hospital Belo Horizonte por 04 anos e fui diretor e proprietário do Núcleo de Assistência Hematológica, juntamente com o Hematologista Dr. Marcelo Noce Rocha grande profissional da sua área, aonde trabalhamos juntos por 28 anos, quando solicitei aposentadoria . MAIS UMA VEZ QUERO DEDICAR TODOS ESTES ANOS DE EXERCÍCIO DA MINHA PROFISSÃO ao ILUSTRE Dr. ESTÁCIO DE OLIVEIRA GONZAGA, a quem devo a minha formação profissional.

    ResponderExcluir